Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Ídolo inglês, Wayne Rooney se aposenta dos gramados e vira técnico

Rooney vai treinar o Derby County

Chegou ao fim a vitoriosa carreira do meia-atacante Wayne Rooney, ídolo inglês que passou a maior parte de sua carreira defendendo a camisa do Manchester United. Pelo clube vermelho, conquistou todos os títulos possíveis. Aos 35 anos, ele anunciou sua aposentadoria e foi anunciado ao mesmo tempo como técnico na segunda divisão inglesa nesta sexta-feira (15).

Considerado como um dos maiores jogadores da história do futebol inglês, o agora ex-atacante deu adeus aos gramados vestindo a camisa do Derby County, clube pelo qual estava dividindo os cargos de atleta e membro da comissão técnica.

Oficialmente aposentado dos gramados, Rooney foi anunciado como técnico efetivo do próprio Derby County, clube que disputa a Championship – segunda divisão do futebol inglês.

Leia mais: Mercado da Bola: Arsenal de olho em goleiro do Barcelona

O desafio é semelhante ao que Frank Lampard assumiu antes de ser contratado como treinador do Chelsea. Antes de ser contratado pelo gigante azul de Londres, o ex-meia estava treinando justamente o Derby, na segunda divisão inglesa.

Ídolo do Manchester United, Wayne Rooney se aposenta dos gramados e vira técnico
Ídolo inglês, Wayne Rooney se aposenta dos gramados e vira técnico (Foto: Tony Marshall/Getty Images)

Rooney tem aposentadoria confirmada e vira treinador de futebol

Logo em seu primeiro contrato oficial como treinador, Wayne Rooney assinou um vínculo longo com o clube inglês. Ele permanecerá como técnico do Derby até junho de 2023. Portanto, por dois anos e meio.

Leia também: Libertadores terá primeira final entre times paulistas na história

O tempo de contrato para um técnico de primeira viagem é pouco comum no futebol brasileiro, mas segue as tradições do futebol na Inglaterra, onde a permanência de um mesmo treinador por vários anos é considerada como ideal. Mesmo quando há sequências de resultados ruins.

Sendo assim, o ex-jogador do Manchester United e ídolo inglês terá tempo suficiente para iniciar sua carreira como técnico de futebol e desenvolver seu trabalho ao longo dos próximos anos.

Diretor-executivo do Derby County, Stephen Pierce destacou a melhoria de desempenho do time como fator para a opção de efetivar Rooney como técnico.

“Temos o prazer de confirmar a nomeação de Wayne Rooney como nosso novo treinador. Nossa recente melhora nos resultados sob o comando de Wayne foi associada a algumas atuações positivas. Durante a sequência de nove jogos, também melhoramos drasticamente seu retrospecto defensivo e registramos cinco jogos sem sofrer golos”.

Por sua vez, Rooney valorizou a oportunidade de dirigir um time com um histórico de grandes nomes do futebol mundial, citando, inclusive, Frank Lampard.

“Ter a oportunidade de seguir nomes como Brian Clough, Jim Smith, Frank Lampard e Phillip Cocu é uma honra”.

Carreira do ex-atacante como jogador profissional

Revelado nas categorias de base do Everton, Wayne Rooney mostrou talento com apenas 16 anos, marcando seus primeiros gols na Premier League. Não demorou para ser contratado pelo Manchester United.

Com a camisa dos Red Devils, foram 13 anos consecutivos, sendo treinado por técnicos como Alex Ferguson, David Moyes, Van Gaal e José Mourinho.

Os números de sua carreira pelo Manchester United foram:

  • 559 jogos
  • 253 gols
  • 146 assistências
  • 5 títulos da Premier League;
  • 1 Champions League;
  • 1 Mundial de Clubes;
  • 3 Copas da Inglaterra.

Após sair do United, em 2016, passou um ano defendendo a camisa do Everton. Em seguida, atuou por duas temporadas no DC United, dos Estados Unidos.

Seu último clube como jogador profissional foi o próprio Derby County, de 2019 a janeiro de 2021, com 35 jogos e sete gols.

Leia ainda: Sánchez livre no mercado? Meia uruguaio pode pintar em time brasileiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.