Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Blumenau/SC lidera o ranking com maior capacidade de geração de energia solar

Blumenau/SC está em primeiro lugar em geração de energia solar

Com 10,1 mil KW de potência, Blumenau/SC é a cidade de Santa Catarina com maior capacidade de geração de energia solar. Em seguida, está Joinville/SC com 8,6 mil KW e Florianópolis/SC com 8,4 mil KW.

Leia mais: Com Risco Gravíssimo Em Várias Regiões, Justiça De SC Determina 10 Dias Para Ações De Combate Ao Covid-19

Blumenau/SC lidera o ranking com maior capacidade de geração de energia solar
Crescimento expressivo em geração de energia solar em Blumenau/SC Foto: Freepic

As usinas fotovoltaicas do município de Blumenau/SC é o lugar em que toda essa potência está instalada. De modo geral, ela teve um crescimento de quase 80% comparados a outros anos, ou seja, aumentou e está em expansão.

Geração de energia solar em Blumenau/SC  e regiões

A cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, está se destacando pelo alto volume da sua capacidade em geração de energia solar. Com isso, possui 10,1 mil KW no total, sendo a metade dela instalada em residência com 5,2 mil KW.

Após essa, segue os comércios com o valor de 3,6 mil KW. Em seguida, as indústrias com 1,2 mil KW. E ainda restam alguns com o uso da energia solar fotovoltaica pertencente ao poder público ou em imóveis rurais.

Vale destacar que as novas usinas na cidade de Blumenau/SC estão disparando com um crescimento de 80% comparados a 2020. Desse modo, ela teve um acréscimo de 4,5 mil KW para 2021.

Ao que se refere a Joinville/SC e Florianópolis/SC, os dados de potência são, praticamente, os mesmos que Blumenau/SC. Agora, já na cidade de Itajaí, quem lidera é o comércio com maior número de potência, em KW.

Ademais, os municípios do oeste catarinense têm como principais investidores, os proprietários de imóveis rurais.

Lista das cidades em SC com potência em energia

Com grande destaque em Santa Catarina, a distribuição de potência de energia solar, em KW, está da seguinte maneira entre as cidades:

Blumenau com 10 163, 7;

Joinville com 8 594, 42;

Florianópolis com 8 433, 95;

Jaraguá do Sul com 8 113, 72;

Concórdia com 6 598, 82;

Itajaí com 5 022, 29;

Chapecó com 4 700, 27;

Tubarão com 4 406, 18;

Gaspar com 4 137, 66;

Brusque com 3 689, 59;

Xaxim com 3 306, 21;

Xanxerê com 3 306, 21;

Rio do Sul com 2 889, 07;

Braço do Norte com 2 850, 16;

Mafra com 2 809, 55

Fonte: Aneel

Assim, o estado de Santa Catarina encerrou 2020 com 6,3 mil novas usinas fotovoltaicas. Ao total, acumulou o número de 17.797 unidades.

Com isso, a torna a sétima unidade de federação em capacidade de geração de energia solar, segundo o levantamento realizado pela Aneel.

Vale considerar que o Brasil ainda está no começo dessa modalidade inovadora com apenas 1,6% da matriz energética focada em energia solar.

Todos esses dados informados são da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica em parceria com a empresa Quantum Solar.

O que é a energia solar fotovoltaica?

É a energia elétrica produzida pelo calor e pela luz do sol. Sendo assim, quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica que elas produzem no ambiente.

Blumenau/SC lidera o ranking com maior capacidade de geração de energia solar
Energia a partir da luz solar Foto: Freepic

Há muitos benefícios desse tipo de modalidade, pois é considerada uma fonte de energia alternativa, sustentável, limpa e renovável.

Certamente, esse é um grande avanço que Blumenau/SC e todo o estado SC vive na geração de energia solar. Portanto, a tendência é continuar a expansão para outras regiões também.

Também leia: Seis Cidades Mais Ricas De Santa Catarina Estão Na Lista Das 20 Do Sul Do Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.