Top Stores

- Publicidade -

Fura fila da vacina: Secretário da Saúde de Minas Gerais pede para a população denunciar

Quem não é do grupo de prioridade não deve ser vacinado nessa 1ª fase da imunização

Top Stories Dicas de presente para Natal, amigo secreto e festas de fim de ano

O Secretário da Saúde de Minas Gerais participou de uma coletiva de imprensa nesta sexta (22/01). Ele alertou a toda a população para o “fura fila da vacina”: quem não faz parte das prioridades não pode ser imunizado nessa 1ª etapa da aplicação da Coronavac.

Assim, leia mais: Sem os pagamentos em dia, médicos de Contagem fazem denúncia

As mudanças nos termos do Minas Consciente também foram comentadas por Carlos Amaral
As mudanças nos termos do Minas Consciente também foram comentadas por Carlos Amaral – Foto: Canva Pro

Carlos Amaral comentou também sobre a chegada das outras remessas das doses ao Estado e sobre a grande expectativa da imunização dos mineiros. O recém famoso “fura fila da vacina”, aquele que não deveria recebe-la agora, foi pauta da entrevista, bem como a revisão dos termos do programa Minas Consciente.

Fura fila da vacina é um indivíduo imoral, diz Secretário da Saúde de Minas Gerais

Carlos Amaral disse, durante a coletiva de imprensa, que essa questão de pular as prioridades é de ordem moral e ética. Ele alertou que, a sinalização dos grupos prioritários foi feita pelo Ministério da Saúde, portanto, o país todo deve seguir à risca.

A prática do “furão” é inadequada, sendo assim, precisa ser passível de denúncias. O Secretário da Saúde de Minas Gerais informou que o SUS (Sistema Único de Saúde) possui canais próprios para esse tipo de situação.

A “furadinha” passou a acontecer, mas já está sendo alvo de investigação do Ministério Público. Além do Distrito Federal, mais 12 Estados estão sendo investigados, entre eles, Minas Gerais.

Aqui em Minas, o caso mais famoso foi o de Humberto Souto, Prefeito da cidade de Montes Claros. Mesmo tendo 86 anos, ele não pertence ao grupo definido pelo governo mineiro para ser imunizado. Entretanto, recebeu a vacina na quarta (20/01).

De acordo com informações, a justificativa foi de que o Prefeito tomou a primeira dose da vacina para incentivar a população. Isso porque muitas pessoas, especialmente os idosos, ainda estão receosas.

Contudo, as autoridades afirmam e reafirmam que é preciso esperar as fases certas para receber a imunização. O fura fila da vacina é um ser irresponsável, que pensa apenas nele próprio. Denúncias são feitas para as ouvidorias e órgãos competentes do Ministério Público.

Coletiva de imprensa tratou de outros assuntos

O Secretário da Saúde de Minas Gerais comentou sobre o recebimento de mais doses pelo Estado. Segundo suas informações, talvez a definição de datas para a chegada de mais vacinas no Brasil seja feita hoje mesmo.

Ademais, confira também: Prevenção com medicamentos contra Covid-19: médicos atestam que não…

A inadequação da prática do “furão” é passível de denúncias
A inadequação da prática do “furão” é passível de denúncias – Foto: Canva Pro

Há de se definir a quantidade de doses no final de semana. A expectativa é de que na segunda (25/01), Minas tenha ótimas notícias. Provavelmente farão a distribuição em até 48 horas do recebimento.

Carlos Amaral também comentou as mudanças nos termos do Minas Consciente. A revisão será feita, mas ainda não se pode falar nada a respeito da flexibilização.

Os serviços essenciais compõem, aproximadamente, 70% dos serviços prestados no Estado. Portanto, a revisão visa padronizar o que beneficiará diversos segmentos, senão todos.

Estudos estão sendo feitos a fim de verificar se o impacto das mudanças será negativo ou positivo para a população. Os responsáveis divulgarão o retorno provavelmente na semana que vem.

O Secretário da Saúde de Minas Gerais, além de falar bastante sobre a denúncia quanto ao fura fila da vacina, também citou a produção das doses no Estado. Ele disse que entrará em contato com os laboratórios para verificar a possibilidade.

Conquanto, você pode se interessar: Acusado de estupro na vizinhança: homem é detido depois de ter abusado e…

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...