Fura fila da vacina: Secretário da Saúde de Minas Gerais pede para a população denunciar
Quem não é do grupo de prioridade não deve ser vacinado nessa 1ª fase da imunização

O Secretário da Saúde de Minas Gerais participou de uma coletiva de imprensa nesta sexta (22/01). Ele alertou a toda a população para o “fura fila da vacina”: quem não faz parte das prioridades não pode ser imunizado nessa 1ª etapa da aplicação da Coronavac.
Assim, leia mais: Sem os pagamentos em dia, médicos de Contagem fazem denúncia

Carlos Amaral comentou também sobre a chegada das outras remessas das doses ao Estado e sobre a grande expectativa da imunização dos mineiros. O recém famoso “fura fila da vacina”, aquele que não deveria recebe-la agora, foi pauta da entrevista, bem como a revisão dos termos do programa Minas Consciente.
Fura fila da vacina é um indivíduo imoral, diz Secretário da Saúde de Minas Gerais
Carlos Amaral disse, durante a coletiva de imprensa, que essa questão de pular as prioridades é de ordem moral e ética. Ele alertou que, a sinalização dos grupos prioritários foi feita pelo Ministério da Saúde, portanto, o país todo deve seguir à risca.
A prática do “furão” é inadequada, sendo assim, precisa ser passível de denúncias. O Secretário da Saúde de Minas Gerais informou que o SUS (Sistema Único de Saúde) possui canais próprios para esse tipo de situação.
A “furadinha” passou a acontecer, mas já está sendo alvo de investigação do Ministério Público. Além do Distrito Federal, mais 12 Estados estão sendo investigados, entre eles, Minas Gerais.
Aqui em Minas, o caso mais famoso foi o de Humberto Souto, Prefeito da cidade de Montes Claros. Mesmo tendo 86 anos, ele não pertence ao grupo definido pelo governo mineiro para ser imunizado. Entretanto, recebeu a vacina na quarta (20/01).
De acordo com informações, a justificativa foi de que o Prefeito tomou a primeira dose da vacina para incentivar a população. Isso porque muitas pessoas, especialmente os idosos, ainda estão receosas.
Contudo, as autoridades afirmam e reafirmam que é preciso esperar as fases certas para receber a imunização. O fura fila da vacina é um ser irresponsável, que pensa apenas nele próprio. Denúncias são feitas para as ouvidorias e órgãos competentes do Ministério Público.
Coletiva de imprensa tratou de outros assuntos
O Secretário da Saúde de Minas Gerais comentou sobre o recebimento de mais doses pelo Estado. Segundo suas informações, talvez a definição de datas para a chegada de mais vacinas no Brasil seja feita hoje mesmo.
Ademais, confira também: Prevenção com medicamentos contra Covid-19: médicos atestam que não…

Há de se definir a quantidade de doses no final de semana. A expectativa é de que na segunda (25/01), Minas tenha ótimas notícias. Provavelmente farão a distribuição em até 48 horas do recebimento.
Carlos Amaral também comentou as mudanças nos termos do Minas Consciente. A revisão será feita, mas ainda não se pode falar nada a respeito da flexibilização.
Os serviços essenciais compõem, aproximadamente, 70% dos serviços prestados no Estado. Portanto, a revisão visa padronizar o que beneficiará diversos segmentos, senão todos.
Estudos estão sendo feitos a fim de verificar se o impacto das mudanças será negativo ou positivo para a população. Os responsáveis divulgarão o retorno provavelmente na semana que vem.
O Secretário da Saúde de Minas Gerais, além de falar bastante sobre a denúncia quanto ao fura fila da vacina, também citou a produção das doses no Estado. Ele disse que entrará em contato com os laboratórios para verificar a possibilidade.
Conquanto, você pode se interessar: Acusado de estupro na vizinhança: homem é detido depois de ter abusado e…