Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Flamengo x Corinthians: conheça o retrospecto histórico do confronto

Equipes se enfrentam desde 1918, quem será que leva a melhor?

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro acontecerá neste final de semana e um dos jogos que serão realizados é entre Flamengo x Corinthians.

Considerado um clássico, a partida coloca frente à frente os clubes de maior torcida no futebol brasileiro e também equipes com enorme tradição e muitos títulos nacionais e internacionais. Mas, quando eles se enfrentam, quem será que leva vantagem no retrospecto histórico? Saiba hoje (12/02).

A partida entre o time flamenguista e a equipe corintiana está marcada para acontecer no horário nobre do futebol: às 16h de domingo, dia 14 de fevereiro. Segundo a história conta, este será o 108º jogo envolvendo as duas agremiações.

Dos dois clubes mais antigos e vitoriosos do futebol brasileiro, eles são adversários em jogos oficiais desde o ano de 1940. Na época, ainda não existia um campeonato nacional, mas o torneio Rio-São Paulo já era disputado entre equipes dos dois estados.

Flamengo x Corinthians: conheça o retrospecto histórico do confronto
Flamengo x Corinthians: conheça o retrospecto histórico do confronto (Foto: Getty Images)

Leia mais: Loco Abreu: Conheça 4 times alvinegros defendidos pelo uruguaio

Mas, antes disso, os dois gigantes duelaram pela primeira vez em um amistoso disputado na Rua Paysandu, no Rio de Janeiro, no dia 1º de dezembro de 1918. A vitória foi corintiana.

Porém, os amistosos não entram na contagem do retrospecto histórico, pois apenas partidas oficiais são validadas. Veja o histórico completo dos jogos entre os times.

Flamengo x Corinthians: quem leva a melhor no histórico do clássico?

Segundo os dados publicados pelo site especializado em estatísticas do futebol mundial, o “O Gol”, Flamengo e Corinthians disputaram 107 partidas entre 1940 e 2020.

A vantagem é do Flamengo, mas o retrospecto aponta para um claro equilíbrio quando as duas equipes se enfrentam ao longo da história.

Os números do confronto são:

  • 107 jogos
  • 45 vitórias do Flamengo
  • 41 vitórias do Corinthians
  • 21 empates
  • 163 gols marcados pelo Flamengo / média de 1,52 por partida
  • 148 gols marcados pelo Corinthians / média de 1,38 por partida

Leia também: 10 jogadores que vão ficar sem contrato após o fim do Brasileirão 2020

Objetivos dos times no Brasileirão

O Flamengo vai a campo em busca de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro já neste final de semana. Ou, pelo menos, se manter em situação favorável na luta pelo título nacional contra o Internacional, uma vez que a equipe rubro-negra enfrentará justamente o Colorado na rodada seguinte.

Ou seja, só a vitória sobre o Corinthians interessa para o time flamenguista neste final de semana para seguir firme na luta pelo segundo título brasileiro consecutivo.

Por outro lado, o Corinthians passou longe de disputar o título nacional no Campeonato Brasileiro de 2020. Com uma campanha de meio de tabela na maior parte do torneio, a equipe corintiana tenta assegurar uma vaga na próxima edição da Libertadores.

Atualmente em oitavo lugar, o Corinthians precisa da vitória para continuar nesta posição que poderá garantir a última vaga na Libertadores de 2021, caso Palmeiras e Grêmio (que disputam a final da Copa do Brasil) terminem o Brasileirão no G-6. Assim, abrirão G-8.

Leia ainda: Flamengo vai precisar melhorar números em casa para ser campeão brasileiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.