Top Stores

- Publicidade -

Dois times chegam a 96% de chances de rebaixamento na Série A

Primeiros rebaixados à segunda divisão estão próximos de serem definidos

Top Stories O que fazer para um papagaio falar? Aprenda com as dicas e acerte em em cheio

O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim. Faltando dez rodadas para a definição das primeiras e últimas posições, já há times bem próximos do rebaixamento da Série A para a B. Hoje (07/01), mostraremos quais são os ”virtuais rebaixados” à segunda divisão e a situação de cada um.

Nesta primeira semana de 2021, está sendo disputada a 28ª rodada do Brasileirão. Após jogos realizados na quarta-feira, outras partidas ainda serão disputadas nesta quinta. E, inclusive, pode dificultar ainda mais a vida de quem já está parcialmente rebaixado – segundo os números.

Apesar de não ser uma regra, a história mostra que para conseguir fugir do rebaixamento à Série B nacional é necessário alcançar a marca de 45 pontos. Em alguns anos, esse limite pode ser mais baixo ou mais alto. Depende, é claro, do andamento da competição.

Leia mais: Ex-atacante do Corinthians, Boselli foi sondado por três clubes brasileiros

Entretanto, mesmo que a pontuação necessária para fugir da queda seja menor do que 45 pontos, Botafogo e Coritiba atualmente são os times em pior situação na competição. E, segundo os matemáticos, possuem mais de 96% de chances de serem rebaixados.

Dois times chegam a 96% de chances de rebaixamento na Série
Dois times chegam a 96% de chances de rebaixamento na Série A (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Botafogo é o 19º colocado e tem 96,6% de chances de cair

O cálculo de probabilidade foi feito pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é responsável por anualmente fazer as contas e probabilidades do Campeonato Brasileiro através de seu site.

De acordo com os matemáticos da UFMG, o Botafogo só possui 3,4% de chances de conseguir atingir a pontuação necessária para fugir do rebaixamento na atual temporada de 2020.

Com 28 rodadas já disputadas na Série A, o time botafoguense possui apenas 23 pontos ganhos e está em situação absolutamente incômoda na penúltima colocação do campeonato.

Ou seja, será necessário quase dobrar a sua atual pontuação para conseguir permanecer disputando a primeira divisão do futebol brasileiro na temporada de 2021.

A equipe perdeu quatro dos últimos cinco jogos e está cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Coritiba é o último colocado e tem 97,7% de chances de queda

Já o lanterna Coritiba é quem tem a pior situação. Visto como quase rebaixado pelos matemáticos, o time paranaense possui apenas 21 pontos conquistados nas 28 partidas que já disputou.

Com isso, tem apenas 2,3% de chances de ainda conseguir fugir do rebaixamento para a segunda divisão do futebol nacional.

Para permanecer na elite, o Coxa precisa fazer mais pontos do que atualmente possui nas dez rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Leia também: Longe de voltar à Série A, Cruzeiro vive grave crise financeira

Matematicamente, ainda há possibilidade. Mas, dentro de campo, a situação só se complica a cada rodada que passa. A equipe perdeu os últimos quatro jogos e está sete pontos atrás do primeiro time fora do Z-4.

Situação da dupla pode ficar ainda mais difícil nesta quinta-feira

O primeiro time dentro da zona de rebaixamento é o Vasco, que possui 28 pontos e está empatado justamente com o Bahia, 16º colocado e primeira equipe que se encontra fora da zona de degola.

Nesta quinta-feira, a equipe vascaína vai visitar o Atlético Goianiense em um jogo que pode deixar Botafogo e Coritiba ainda mais próximos do rebaixamento à Série B.

Isso porque, se vencer o jogo desta noite o Vasco irá aumentar em três pontos a distância das duas últimas equipes do campeonato para a parte de fora da zona de rebaixamento.

Leia ainda: São Paulo Conta Com A Eficiência De Jogadores Da Base Para Ser Campeão

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...