Take a fresh look at your lifestyle.

Simulador de direção reduz reprovações em provas práticas da CNH

Tecnologia proporciona a formação de condutores conscientes

O simulador veicular, obrigatório desde 2016 para os condutores que desejam adquirir a categoria B, trata-se de uma importante tecnologia capaz de reproduzir situações similares as da realidade a fim de capacitar e treinar pessoas para situações adversas enfrentadas no trânsito. Composto por hardware, software, conteúdo editorial, sistemas pedagógicos e sistemas de gestão, faz parte do processo para tirar a tão sonhada CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina, comprovam a eficácia do simulador para a redução de acidentes, como também garantem que eles melhorem o processo de formação de novos motoristas. Isso porque o equipamento treina o autocontrole e a segurança dos condutores em situações que simulam a realidade das ruas e estradas. Além disso, um estudo, preliminar, realizado pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul, constatou um melhor desempenho dos alunos que foram submetidos a aulas nos simuladores, sendo necessária apenas uma prova prática para concluir o processo e obter a aprovação.

Simulador de direção reduz reprovações em provas práticas da CNH Simulador de direção reduz reprovações em provas práticas da CNH

Segundo Renata Herani, Presidente do Conselho Deliberativo da ANFASP (Associação Nacional de Fabricantes de Simuladores Profissionais), o aprendizado adquirido por meio da condução simulada é a melhor alternativa para formar condutores conscientes. “Treinando em situações controladas, é possível garantir melhor aproveitamento, resultando na redução das reprovações nas provas práticas”, destacou.

Aos que nunca dirigiram e não são familiarizados com um veículo, o simulador é primordial. Por possuir as peças necessárias para o manuseio de um carro,

permite que o aluno conheça os principais comandos, assim como a vivência de situações do dia a dia como chuva forte e neblina, por exemplo. Também são simuladas circunstâncias adversas e de risco, às quais os futuros motoristas não poderiam ser submetidos com segurança nas aulas práticas em vias públicas, como aquaplanagem e ultrapassagens.

Sobre a ANFASP

A ANFASP reúne companhias que têm a simulação da realidade como objetivo principal de sua atuação, seja para formação, capacitação ou treinamento. O principal foco é contribuir com o desenvolvimento do segmento no Brasil; propagando seus benefícios, fortalecendo o conceito de simulação, que gera economia e eficiência na aprendizagem; gerando benefícios econômicos e pedagógicos e garantindo os direitos aos profissionais, clientes e beneficiados pelas empresas fabricantes de simuladores.

Hoje, a ANFASP concentra os seis maiores fabricantes de simuladores profissionais do Brasil com atuação comercial que, juntos, já investiram em desenvolvimento e implantação mais de R$ 400 milhões, possuem mais de 6.500 simuladores instalados em todo o Brasil, já são cerca de 6 milhões de alunos formados com a utilização do simulador e mais de 25 milhões de aulas aplicadas. Também foram gerados, diretamente, 450 empregos e cerca de 500 de maneira indireta. Os fabricantes de simuladores profissionais no Brasil geram folhas de pagamento mensais na casa de R$ 2 milhões e, indiretamente, possuem fornecedores de pequeno e médio porte.

Comentários estão fechados.