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5 hábitos que estão fazendo você engordar

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, mais da metade da população está acima do peso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros. O crescimento da obesidade tem atingido, em maior parte, adultos entre 25 a 44 anos. Segundo o levantamento, as mulheres estão mais gordas que os homens. Enquanto entre os homens, o sobrepeso é mais comum, a obesidade é um ouço maior entre as mulheres.

Independente do sexo ou do peso extra, emagrecer é a palavra de ordem. A obesidade está associada a uma série de problemas graves de saúde, como diversos tipos de câncer, problemas ortopédicos, diabetes, hipertensão arterial, pressão alta e até mesmo a varizes dos membros inferiores, entre outros.

Quando falamos de perder peso rapidamente, a maioria das pessoas faz algo errado. De fato, por mais que possamos nos culpar por algumas tolerâncias, como a sobremesa depois do almoço, ou as degustações dos buffets, não são as extravagâncias ocasionais em que devemos nos concentrar. Um excesso de 500 ou até 1.000 calorias por semana não é o que vai fazer você engordar ou impedi-lo de emagrecer.

Na verdade, são as pequenas coisas que fazemos, dia após dia, coisas que mal notamos que estamos fazendo, que determinam se nossa cintura está aumentando ou diminuindo. Talvez aquela série diária que você assiste no Netflix enquanto come um aperitivo não esteja lhe fazendo bem. Se você deseja descobrir seus próprios hábitos furtivos de ganho de peso, poderá mudar completamente sua vida. Portanto, continue lendo e veja os hábitos que apenas lhe dão gordurinhas extras.

#1 Você come alimentos com pouca gordura

Parece loucura, mas pare de comprar alimentos comercializados com baixo teor de gordura ou sem gordura. Pesquisadores da Universidade do Alabama alertam que esses produtos economizam apenas algumas calorias e, ao fazer isso, substituem as gorduras inofensivas por carboidratos de baixo desempenho que são digeridos rapidamente. Isso causa um pico de açúcar no sangue, que rapidamente é absorvido e logo, logo você estará com fome novamente.

#2 Você assiste televisão demais

Não só a programação das emissoras de televisão, mas as séries e filmes também são vilões quando vistos em excesso. Essa prática leva ao sedentarismo, o que apenas prejudica o controle ponderal. O ideal seria intercalar esse hábito com esportes, por exemplo. A prática esportiva é aliada ideal para o controle de peso de qualquer pessoa. Existem sites como o NetBet sport que incentivam a prática esportiva por meio de apostas, o que pode deixar o esporte mais divertido quando envolve dinheiro.

FONTE: HuffPost
FONTE: HuffPost

#3 Você está dormindo muito pouco, ou dormindo demais

De acordo com os pesquisadores da Wake Forest, pessoas que dormem cinco horas ou menos engordam 2 vezes e meia mais gordura na barriga, enquanto aqueles que dormem mais de oito horas ganham pouco menos que isso. O ideal, portanto, seria uma média de seis a sete horas de sono por noite – a quantidade ideal para o controle de peso.

#4 Você não possui uma dieta moderada

Muitas vezes, dietas que cortam grupos alimentares inteiros não permitem o equilíbrio e a moderação. É preciso seguir um plano alimentar saudável ao longo da vida. Além disso, quem faz dieta que segue esses planos pode estar sujeito a deficiências nutricionais potencialmente perigosas. Ou pode simplesmente ficar entediado com seu plano restrito e acabar comendo mais ainda.

O abacate é uma fruta rica em gorduras boas. (FONTE: Google Imagens)
O abacate é uma fruta rica em gorduras boas. (FONTE: Google Imagens)

#5 Você fica longe de todas as gorduras

Você sabe que comer gorduras trans pode aumentar o risco de doenças cardíacas, ganho de peso e derrame, por isso é importante e inteligente evitá-las. Mas nem todas as gorduras precisam estar em sua lista de “não comer”. Consumir gorduras saudáveis, como sementes de linho e nozes, pode realmente lhe ajudar a emagrecer e permanecer saudável.

Viu só? Se você segue esses hábitos, ou ao menos alguns deles, já tem em quem colocar a culpa por estar engordando demais. É preciso ficar longe de hábitos que representam um empecilho para quem quer manter um peso corporal estável.

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