De olho no sucesso do TikTok, YouTube lança um concorrente

0
452

Desde o seu lançamento, o aplicativo TikTok vem ganhando o mundo. Atingindo quase
1 bilhão de usuários, a plataforma já preocupa gigantes como o Instagram e o YouTube.
Isso porque, em fevereiro de 2020 foi o aplicativo mais baixado de todos – deixando para
trás até o mais famoso mensageiro WhatsApp. Na tentativa de enfrentar o concorrente,
o YouTube pretende lançar a versão Shorts. Em etapa de testes com os usuários,
YouTube Shorts é uma rede social destinada a vídeos de curta duração seguidos de
efeitos sonoros e visuais como soluções para entreter ainda mais os internautas.

TikTok
Imagem: Reprodução da internet

O alcance do entretenimento digital e o sucesso do Tik Tok

Em 2019, 70% da população brasileira apresentava acesso à internet no Brasil. Com os
avanços da tecnologia e propagação do meio digital, o que não faltam são novidades
nas plataformas online, que por sua vez, vieram alterar por completo todo o conceito de
diversão. Hoje em dia, é possível se entreter mesmo sem sair de casa. E não são apenas
os aplicativos de vídeos ou as redes sociais que são fonte de recreação. A diversidade
de entretenimento que hoje nos é apresentada é ilimitada. Cursos online, audiolivros, ou
jogos clássicos que ajudam até mesmo os mais apaixonados de games a matar a
nostalgia. Desde o “Stop” à “Adedonha” aos jogos de tabuleiro, nunca foi tão fácil jogar
bingo online no Brasil
ou acompanhar eventos mundiais em tempo real.

Com o objetivo de compartilhar vídeos curtos e divertidos com seus amigos e seguidores,
surgiu o TikTok: um aplicativo chinês que reúne as principais gravações do momento
(novo Musical.ly).

Embora as companhias não revelem todos os valores em dígitos, ByteDance (empresa
criadora do aplicativo) se tornou uma das startups mais atrativas de todo o planeta, tendo
sua última rodada de financiamentos avaliada em bilhões de dólares.

Para seguir o ritmo de sucesso do seu concorrente, o YouTube apresenta uma nova
proposta: YouTube Shorts. Funcionando como uma seção diversificada dentro do
website oficial, Shorts terá vídeos curtos acompanhados de efeitos especiais (visuais e
sonoros).

YouTube Shorts: a aposta do YouTube para vencer a concorrência

Considerado como “a resposta da Google”, YouTube Shorts é o futuro concorrente da
rede social chinesa. Como uma tentativa de enfrentar o crescimento do aplicativo rival,
Shorts irá permitir que os usuários apliquem músicas diretamente em suas gravações,
além de usarem efeitos visuais interessantes. Para isso, a empresa deverá fechar
acordos com os detentores de direitos autorais e grandes gravadoras – a fim de não
gerar problemas legais e conseguir engajar ainda mais com os seus usuários através da
música. Até o momento, a nova funcionalidade do YouTube está apenas em fase de
teste para um seleto grupo de usuários, que já confirmaram a visualização da modalidade
nas redes sociais.

Segundo a AFP (Agence France-Presse), a situação atual de que vivemos trouxe ainda
mais fãs para o aplicativo. Por esse motivo, acredita-se que o lançamento do Shorts (que
estava previsto para o fim do ano) não demore muito para ocorrer.

TikTok
Imagem: Reprodução da internet

Marketing nas redes sociais do momento: a potência digital em números

Embora as redes sociais envolvam uma série de polêmicas – incluindo possíveis
violações de privacidade e influência de conteúdo, a veiculação de campanhas de
publicidade e possibilidade de compras no app geram muito dinheiro para cada uma das
empresas. No ano de 2019, o YouTube faturouUS$15 bilhões com publicidade. Na mesma
época, TikTok divulgou um total de US$ 177 milhões obtidos através de compras pelo app.
Com tais dados, a expectativa é que a Google aproveite tal vantagem para vencer a
popularidade do TikTok, inserindo o conceito de vídeos curtos no gigante YouTube –
atraindo, assim, ainda mais público e receitas. Ainda não se sabe muito a respeito da
interface da modalidade, mas acredita-se que YouTube Shorts seja lançado como uma
ferramenta para Android e iOS, batendo de frente com os vídeos do do seu maior rival.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here