
O que você vai saber!
O estilo de jogo chamado de ‘tik-taka’ ganhou fama na década passada, quando o técnico Pep Guardiola encantou o mundo treinando o Barcelona. Essa forma de jogar é baseada na posse de bola. No Brasil, Fernando Diniz tem se notabilizado por aplicar conceitos que tentam se assemelhar a esta ideia de jogo. E Daniel Alves, do São Paulo, é o atleta que mais dá passes certos no Campeonato Brasileiro.
Ex-lateral de gigantes do futebol europeu, entre eles o Barcelona, Daniel Alves era o titular absoluto do clube espanhol justamente no momento de auge do técnico Pep Guardiola. Ou seja, viu de perto o estilo ‘tik-taka’ tomar conta do futebol mundial.
A partir daí, não faltaram times que tentaram aplicar os conceitos de jogo demonstrados por Guardiola no Barcelona – e que continuam sendo introduzidos pelo próprio treinador espanhol nas outras equipes pelas quais ele passou desde que saiu do Barça.
Leia mais: Alvo do Atlético-MG, lateral Orejuela também é desejado pelo Flamengo

Desde o início da carreira, Fernando Diniz tenta aplicar um estilo de jogo baseado na troca de passes curtos, posse de bola e sem pressa de chegar ao ataque. Mesmo quando treinava o Audax, no Paulistão de 2016.
A ideia de jogo audaciosa fez com que ele subisse rapidamente degraus e hoje pudesse ser o líder da Série A.
Não é à toa que um de seus jogadores assumiu o posto de melhor passador entre todos os atletas que disputam o Campeonato Brasileiro de 2020.
Daniel Alves é o jogador com mais passes certos no Brasileirão 2020
Camisa 10 são-paulino, Daniel já deixou de jogar na lateral-direita desde que chegou ao clube tricolor, em 2019. Hoje, considerado como um jogador de meio-campo, ele tem a missão de comandar ações ofensivas do time.
Atuando em posição mais central no campo, o jogador da Seleção Brasileira costuma ter a bola nos pés por mais tempo e busca executar os passes sem pressa, com foco na perfeição. Assim como Diniz propõe para o time.
Com 21 jogos disputados, Daniel já acertou um total de 1.455 passes nesta edição da Série A. Ele ultrapassou o zagueiro Junior Alonso nesta rodada de meio de semana.
Confira o ranking dos melhores passadores do Brasileirão:
- 1º Daniel Alves (São Paulo) – 1.455 passes certos, 21 jogos
- 2º Junior Alonso (Atlético Mineiro) – 1.404 passes certos, 21 jogos
- 3º Filipe Luís (Flamengo) – 1.251 passes certos, 20 jogos
- 4º Guilherme Arana (Atlético Mineiro) – 1.236 passes certos, 26 jogos
- 5º Guga (Atlético Mineiro) – 1.206 passes certos, 22 jogos
Leia também: Dois times chegam a 96% de chances de rebaixamento na Série A
Números do camisa 10 do São Paulo no quesito passes nesta Série A
Além de ser o jogador com o maior número de passes certos após 28 rodadas disputadas neste Campeonato Brasileiro, Daniel também se destaca pela eficiência.
A qualidade na troca de passes não é medida apenas pela quantidade, mas também pela precisão.
Ele acumula 93,1% de acerto na tentativa de passes. Ou seja, só errou 108 em toda a competição.
O número de erros é extremamente baixo quando se compara com os acertos. O meia são-paulino possui média de 69,3 passes certos por jogo. E só erra 5 a cada partida que disputa.
Leia ainda: Fluminense acerta contrato com lateral-direito para a temporada de 2021