Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Cruzeiro pioneiro? Lembre grandes que caíram, mas subiram rapidamente

Derrota diante do Juventude impediu qualquer chance de retorno cruzeirense à Série A do Brasileirão

O Cruzeiro não tem mais chances matemáticas de retornar à elite do futebol brasileiro na próxima temporada. Após ser derrotado por 1 x 0 diante do Juventude, em Caxias do Sul-RS, em jogo válido pela 35 rodada da Série B, o time comandado por Felipão perdeu qualquer possibilidade de voltar à Série A do Brasileirão na temporada 2021/2022.

Cruzeiro pioneiro? Lembre grandes que caíram, mas subiram rapidamente. Foto: Alessandra Torres/AGIF
Cruzeiro pioneiro? Lembre grandes que caíram, mas subiram rapidamente. Foto: Alessandra Torres/AGIF

Leia mais: Saiba Quem São Os Jogadores Que Mais Dão Passes Para Gol Na Série A

Inédito, o fato que ocorreu com o Cruzeiro fez lembrar as campanhas de outros gigantes que já visitaram a Segundona do futebol nacional. Relembre:

Tem rival do Cruzeiro na lista

Em 2005, o Atlético-MG, à época comandado por Lori Sandri, não resistiu a uma campanha pífia dentro das quatro linhas. Há algumas temporadas o Galo vinha namorando o rebaixamento da série, mas naquele ano, com apenas 47 pontos conquistados, o time acabou amargando a 20ª colocação na última rodada do Brasileirão.

Resultado: primeiro rebaixamento de sua história. Na temporada seguinte, entretanto, o Galo, diferentemente do Cruzeiro, triunfou e levou a Série B de 2006, retornando à elite do futebol nacional.

Paulistas

Entre os considerados clubes grandes da capital paulista, dois já sentiram o amargo gosto da disputa da Série B do Brasileirão: Corinthians e Palmeiras. O alvinegro caiu em 2007 em uma temporada marcada por uma série de problemas dentro e fora de campo. Campeão da segundona no ano seguinte, o Corinthians retornou à elite para ser campeoníssimo sob as batutas de Ronaldo, Roberto Carlos e outros nomes importantes.

Já o Palmeiras, que possui origens italianas como o Cruzeiro, soma dois rebaixamentos em sua história. O primeiro deles ocorreu em 2002, ano de Copa do Mundo. Já o segundo aconteceu 10 anos depois, em 2012, com o time sendo campeão da Copa do Brasil daquela temporada. Nas duas oportunidades, o alviverde triunfou na Série B e retornou à elite nacional cerca de um ano após as quedas.

Veja mais: 5 Fatos Inacreditáveis Sobre O Passado Dos Jogadores De Futebol

Gaúchos

Grêmio e Inter também já disputaram a Série B do Brasileirão. Assim como o Palmeiras, o Imortal soma duas quedas em sua história: 1991 e 2004. Na segunda oportunidade, o time, à época comandado por Mano Menezes, que fez história no Cruzeiro, venceu a famosa “Batalha dos Aflitos” e retornou à Série A.

Já o Internacional, diferentemente do Cruzeiro, foi rebaixado em 2016. Em temporada atípica, o Colorado disputou a Série B em 2017, sendo campeão do torneio e retornando à elite do futebol brasileiro de forma imediata.

Cariocas

O Botafogo foi rebaixado em três oportunidades ao longo do tempo: 1999, 2002 e 2014. Na primeira delas, porém, o “Caso Sandro Hiroshi” fez com que o time conseguisse se livrar do rebaixamento em uma espécie de “tapetão”. Na atual temporada, também são reais as chances de declínio do Glorioso.

Já o Vasco da Gama soma três rebaixamentos oficiais em sua trajetória como clube profissional de futebol: 2008, 2013 e 2015. Assim como o Botafogo, o cruz-maltino não chegou a passar mais de uma temporada na Segundona.

Por fim, o caso do Fluminense é ainda mais especial: o Tricolor das Laranjeiras soma dois rebaixamentos em sua história: um para a segunda e outro para a terceira divisão. Entretanto, os casos Ivens Mendes, as chamadas viradas de mesa e a participação do Clube dos 13 em algumas decisões impediram que o time terminasse as disputas nas divisões inferiores nos anos 90.

Forte nos bastidores, o Flu também poderia ser rebaixado no Brasileirão de 2013 não fosse o famigerado “Caso Héverton”, que acabou rebaixando a Lusa.

Conheça: Atacante Brasileiro Deixa O Chelsea Após 9 Anos De Clube E Apenas 3 Jogos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.