Coronavírus: OMS admite que o agente é transmitido pelo ar; entenda

0
157
Dir. Geral da OMS / Fonte: Acervo OMS (www.who.int)
Dir. Geral da OMS / Fonte: Acervo OMS (www.who.int)

A Organização Mundial da Saúde (OMS), admitiu na ultima terça (07.07) ter evidências de que o novo Coronavírus pode ser transmitido pelo ar. A revelação aconteceu depois que um grupo formado por mais de 200 cientistas concluiu que partículas flutuantes podem infectar aqueles que as inalam.

A principal autoridade técnica em prevenção e controle de infecções da organização, Benedetta Allegranzi, confirmou a informação, em coletiva de imprensa. Mas, explicou que os indícios precisam ser reunidos e interpretados, para se ter convicção.

“A possibilidade de transmissão pelo ar em locais públicos – especialmente em condições muito específicas, locais cheios, fechados, mal ventilados que foram descritos – não pode ser descartada. Entretanto, esclareceu.

Ainda de acordo com informações anteriores da instituição, o vírus SARS-Cov-2, agente causador da Covid-19, poderia se proliferar por meio de gotículas pequenas, expelidas pelas pessoas infectadas, através da boca e nariz.

Novas orientações

Diante das novas descobertas, a OMS teve que reformular as orientações preventivas, que já vinham sendo aplicadas até então.

Entre as novas regras, está o uso de máscaras por todas as pessoas onde houver transmissão ampla da doença. E também em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público, por exemplo.

Além disso, em áreas com transmissão comunitária, a recomendação é de que as pessoas com 60 anos ou mais, ou com comorbidades usem máscara médica em situações em que o distanciamento físico não é possível.

Por fim, a OMS aconselha máscaras médicas para todas as pessoas que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde, nas áreas com ampla transmissão. Isso vale não só para os trabalhadores que lidam com pacientes com Covid-19.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here