Top Stores

- Publicidade -

Corinthians x Palmeiras: quem leva a melhor na história do dérbi?

Números são marcados pelo equilíbrio histórico entre alviverdes e alvinegros. Confira!

Top Stories Cookie fácil de fazer: prepare em 40 minutos para o seu café da manhã

O dérbi protagonizado por Corinthians x Palmeiras é considerado um dos maiores clássicos do mundo. Justamente por isso, o que não faltam são estatísticas e boas histórias para definir um dos maiores jogos do futebol paulista e brasileiro.

Corinthians x Palmeiras: quem leva a melhor na história do dérbi? Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
Corinthians x Palmeiras: quem leva a melhor na história do dérbi? Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras

Leia mais: Atacante Do Flamengo É Disputado Por Times Do Japão E Estados Unidos

Por contabilizar dez partidas válidas por competições pouco usuais ao futebol profissional, como Torneio Início e Taça Augusto Henrique Mündel, o Palmeiras soma 377 jogos no confronto. Já o Corinthians, que não faz essa mesma conta, acredita que são 367 os confrontos protagonizados pelas duas equipes.

Justamente por isso o que ocorre é uma diferença no número de vitórias, empates e derrotas considerado pelos rivais.

Nas contas do alvinegro, por exemplo, o dérbi já terminou favorável ao time de Parque São Jorge 128 vezes. Foram outras 129 derrotas e mais 110 empates. Já para os palestrinos, a conta resulta em 133 vitórias, 114 empates e mais 130 triunfos corintianos.

O primeiro e o último dérbi Corinthians x Palmeiras

O primeiro dérbi foi realizado no dia 6 de maio de 1917. Ainda denominado Palestra Itália, o clube alviverde, à época, derrotou o Corinthians por 3 x 0. Quem anotou todos os tentos da partida foi Caetano, um dos principais nomes do Palestra naquele Campeonato Paulista. A partida rolou no Parque Antarctica, nome dado ao antigo estádio palmeirense.

Por coincidência, a última vitória em dérbis também foi alviverde. Com gols de Gabriel Veron e Luiz Adriano, o Palmeiras derrotou o Corinthians em Itaquera pela nona rodada do atual Campeonato Brasileiro e, naquele determinado momento da temporada, chegou a agravar a crise alvinegra.

Veja mais: Quem Será O Artilheiro Do Brasileirão Em 2020?

Títulos e mais títulos

Além de ser marcado pelo equilíbrio histórico, o confronto entre Corinthians e Palmeiras já foi pauta e assunto de grandes finais. Em 1993, por exemplo, o Palmeiras saía de uma fila de mais duas décadas sem títulos para triunfar diante do maior rival e levar o Campeonato Paulista daquele ano.

Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o alviverde fez valer sua força e qualidade técnica e, após perder a primeira partida da final por 1 x 0, derrotou o Corinthians pelo placar de 3 x 0 na segunda partida. Na prorrogação, Evair, de pênalti, selou a vitória palestrina e ajudou o time a sair de uma fila que incomodava os torcedores.

Por sua vez, o Corinthians também triunfou por diversas vezes sobre seu maior rival. No Brasileirão de 2011, por exemplo, foi justamente o Palmeiras a vítima da última rodada do torneio. No dia em que Sócrates, um dos maiores ídolos do clube, falecera, o Corinthians empatou diante de seu maior rival, em 0 x 0, mas ficou com o título nacional.

Sobretudo nos anos 90, os dois clubes também protagonizaram embates históricos pela Libertadores da América.

E aí, torcedor? Para você, o dérbi entre Palmeiras e Corinthians é o maior clássico do país? Opine nos comentários e fique atento ao novo confronto entre eles nesta segunda-feira (18)!

Conheça: Lesão Grave Tira Thiago Galhardo Dos Campos E Jogador Desfalca O Internacional

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...