O futebol brasileiro é único, e sempre encontramos maneiras e motivos para justificar e expressar esta paixão pelo esporte e a presença dele em nossas vidas. No entanto, algumas dessas histórias se mostram, no mínimo, curiosas. Assim, trouxemos uma lista com os cinco mascotes mais curiosos (ou bizarros, se você preferir) do nosso futebol.
Leia mais: Confira o top 10 dos jogadores mais valorizados no futebol mundial
Pé Quente, mascote do Novo Hamburgo / RS
O primeiro destes mascotes curiosos vem da região metropolitana gaúcha. Dessa forma, o Esporte Clube Novo Hamburgo foi fundado em 1911 por um grupo de funcionários de uma fábrica de calçados.
Logo, não haveria mascote melhor para lembrar a fundação operária que deu início à história da equipe cujo maior título é o Campeonato Gaúcho de 2017. Assim, um sapato batizado de Pé Quente anima a torcida da equipe alvianil gaúcha.
Maquinista, mascote da Desportiva Ferroviária / ES
O nosso segundo mascote curioso vem da equipe capixaba sediada em Cariacica, na região metropolitana da capital Vitória. Logo, a Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce foi fundada em 1963 na fusão de várias pequenas agremiações; comandadas pela multinacional mineradora hoje conhecida apenas como Vale.

Com um nome estampando a relação com as linhas férreas e o apelido de Locomotiva capixaba, não havia mascote possível que não fosse o Maquinista, adotado carinhosamente pelo clube, que é um dos maiores do Espírito Santo
Leia também: Confira 3 grandes ídolos do futebol pernambucano
Timbu, o mascote do Náutico / PE
Não há como negar que ter uma espécie de gambá como mascote é incomum. No entanto, para a torcida no Clube Náutico Capibaribe em Pernambuco, a adoção de tal estima pelo animal foi uma resposta aos adversários.

Fundado em 1901, o clube alvirrubro é um dos grandes no estado de Pernambuco. No entanto, a adoção oficial do Timbu como mascote só aconteceu em 1934. Os torcedores dos rivais Sport e Santa Cruz chamavam pejorativamente os torcedores do Náutico de timbus. O apelido pegou, e os torcedores alvirrubros o usaram a seu favor.
Dino, o mascote do Sousa / PB
O nosso quarto item na lista dos mascotes mais curiosos do futebol brasileiro vem do sertão paraibano. Dessa forma, o Sousa Esporte Clube é um time que disputa, além do estadual, eventualmente a Série C ou D do Brasileirão.

Considerado por muitos o maior clube do sertão do estado, o Sousa se apresenta como quarta força no futebol paraibano; atrás de Botafogo-PB, Campinense e Treze.
Oriundo de uma região conhecida como Vale dos Dinossauros, o clube não poderia pensar em um mascote melhor: Dino é o mascote do Sousa, e estampa inclusive o escudo da equipe nos uniformes.
Tubarão, o mascote do Londrina / PR
Para encerrar, o nosso quinto e último mascote nem parece tão estranho à primeira vista. Afinal de contas, um tubarão é um animal interessante para se tornar adorado por adeptos de um clube. Assim, o mascote do Londrina é um tubarão.

Entretanto, o Londrina Esporte Clube fica na cidade que dá nome à agremiação, no oeste do estado do Paraná.
Dessa forma, a cidade se localiza no interior e não possui litoral! Por tanto, o Tubarão se torna um mascote do time de uma cidade sem praia o que é, no mínimo, confuso.
Você pode gostar: Veja quem são os maiores artilheiros da Copa do Nordeste