Diário Prime o portal de notícias de Mato Grosso!

Campanha de prevenção do suicídio em Nova Mutum: Setembro Amarelo!


A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha Setembro Amarelo. A ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio, tem o objetivo de alertar à população sobre a temática delicada que é o suicídio e sua forma de prevenção.

A programação inclui uma série de ações, dentre elas: caminhada, palestras e capacitações.

Dia 26 de setembro, as 15h30, haverá a Caminhada Setembro Amarelo – Pela Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida. O ponto de encontro e partida será no Lago do Semeador, próximo à Prefeitura. O percurso seguirá pelo canteiro da avenida Mutum até o cruzamento com a avenida dos Uirapurus, seguindo pelo canteiro da avenida Uirapurus, até o ponto final, que será em frente ao banco Bradesco.

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos como TV Online , Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

O evento é organizado pela equipe e participantes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Toda a população pode participar.

Ao longo de todo o mês de setembro o Núcleo de apoio a Saúde da Família – NASF – irá realizar capacitações com os profissionais de saúde das unidades básica; dia 14 – PSF Arara Azul, dia 17 – PSF Jardim, dia 20 – PSF Colina, dia 24 – PSF Seringueiras e dia 25 PSF – Parque do Sol.

Campanha de prevenção do suicídio em Nova Mutum: Setembro Amarelo
Nova Mutum/ Fonte: novamutum.mt.gov.br

Já no dia 27 de setembro as informações serão repassadas aos participantes do Grupo Alongar, que reúne em frente à prefeitura todas as terças e quintas a partir das 17h30.

As informações sobre a campanha também estão sendo levadas às escolas municipais através das equipes do Núcleo de apoio a Saúde da Família – NASF.

Nesta última terça-feira (12), alunos da escola participaram da palestra.

Indicado para você

No dia 18 será a vez da escola 4 de Julho, dia 19 escola Lúcia Faccio Tasca, dia 20 escola Carlos Drummond de Andrade e dia 25 a palestra chega à escola Caminhos do Saber.

As ações da Campanha já foram realizadas na Fazenda Mangenta, Sala de Espera do PSF Jardim Primavera, Grupo Despertar e Grupo Cidadania.

Todas as unidades de saúde de Nova Mutum estão realizando inúmeras ações durante o dia a dia afim de conscientizar a população mutuense. As unidades foram visualmente decoradas alusivamente a Campanha Setembro Amarelo.

Receberão a Campanha; Projeto Âncora – dia 24/09, Grupo Superação dia 26/09, Grupo Psicoterápico dia 14/09, Grupo Cuidando 14/09, além de uma Roda de Conversa com familiares e amigos do CAPS no dia 20/09.

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgações de informações

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.[1][2] A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.[1]

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos.[1]

Durante o mês de campanha, costuma-se colorir locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram coloridos o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros.

Fonte: novamutum.mt.gov.br



Últimas Publicações
Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!


Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais