Brasileirão 2020: qual a pontuação necessária para não ser rebaixado?
Sete times estão ameaçados de rebaixamento

O Brasileirão 2020 está chegando ao fim, a cada rodada que passa as definições quanto a campeão e classificados para torneios internacionais ficam mais perto de acontecer. Assim como também, cada jogo aumenta a apreensão de quem está na parte inferior da classificação e luta contra o rebaixamento. Hoje (23/01), mostraremos qual é a pontuação necessária para fugir da queda.
Ser rebaixado da Série A para a Série B representa inúmeras situações negativas. A maior delas é o lado esportivo. Sofrer queda para uma divisão inferior diminuir a credibilidade do time, causa tristeza para a torcida e fará com que a temporada seguinte seja marcada por apreensão pela busca do acesso.
Leia mais: Top 5 dos melhores artilheiros brasileiros de 2021 das Séries A a D
Além disso, o fator financeiro também pesa – e muito – na balança. Quem cai da primeira para a segunda divisão do futebol brasileiro sofre uma perda enorme no que se diz respeito a cotas televisivas, pois os contratos de TV assinados pelos clubes possuem cláusula de redução no valor pago pelas emissoras para quem vai jogar a Série B. Portanto, nenhum clube quer cair de divisão em nenhuma hipótese.
Anualmente, fala-se que a pontuação mágica para não cair para a Série B do Campeonato Brasileiro é 45 pontos. Porém, a matemática do rebaixamento varia de acordo com o desempenho das equipes em cada competição disputada.
Por exemplo, já houve times que fizeram 45 pontos e sofreram rebaixamento à segunda divisão. Assim como também são várias as equipes que nem sequer alcançaram a marca de 45 pontos e conseguiram permanecer na primeira divisão.

E no Brasileirão 2020, qual é a pontuação necessária para não ser rebaixado?
Após a 31ª rodada realizada neste meio de semana, os matemáticos garantem que a equipe que chegar a 45 pontos terá apenas 0,1% de chance de ser rebaixado.
Ou seja, a pontuação mágica continua sendo fator de desejo de muitos times.
Mas, para quem ainda está longe de alcançar este número de pontos, não é necessário se desesperar. Isso porque, de acordo com os cálculos feitos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brasileirão 2020 é um daqueles com pontuação baixa na parte inferior da classificação.
- Com 43 pontos ganhos, um time terá apenas 4% de chances de sofrer rebaixamento.
Leia também: Veja quem são os jogadores mais indisciplinados do Brasileirão 2020
Probabilidade de rebaixamento por pontuação
Especialistas em probabilidades do futebol, os professores e pesquisadores da UFMG possuem um estudo atualizado a cada jogo realizado no Campeonato Brasileiro.
Depois dos jogos realizados na última quarta-feira, dia 20 de janeiro, a probabilidade de rebaixamento por pontuação é a seguinte:
- 48 pontos: 0% de chances
- 47 pontos: 0,001% de chances
- 46 pontos: 0,017% de chances
- 45 pontos: 0,1% de chances
- 44 pontos: 0,9% de chances
- 43 pontos: 4% de chances
- 42 pontos: 12,3% de chances
- 41 pontos: 28,3% de chances
- 40 pontos: 50,4% de chances
- 39 pontos: 71,9% de chances
- 38 pontos: 89% de chances
- 37 pontos: 96,9% de chances
- 36 pontos e pontuações inferiores: 99% a 100% de chances
Times com chances de rebaixamento nesta altura do Brasileiro:
Atualmente, Botafogo e Coritiba são considerados como times praticamente rebaixados. Apenas a matemática afirma que ainda não é possível garantir que eles jogarão a Série B.
Nas duas vagas restantes, são cinco times ameaçados.
- Botafogo – 99,6%
- Coritiba – 96,3%
- Goiás: 88,3%
- Vasco: 32,9%
- Fortaleza: 32%
- Sport: 25,6%
- Bahia: 24,1%
Leia ainda: Campeonato Brasileiro: Relembre 5 Times Que Perderam O Título na Reta Final