Top Stores

- Publicidade -

Bragantino: 93 anos de história do Massa Bruta

Do Carijó ao Touro Vermelho , conheça um pouco da história do Bragantino, que hoje completa 93 anos de fundação

Top Stories Enquete A Fazenda 13: Você concorda com a expulsão do Nego do Borel do reality?

Fundado em 08 de janeiro de 1928 por dissidentes do antigo Bragança Futebol Clube (ainda nos tempos de amadorismo), o Clube Atlético Bragantino nasceu com uma grande missão: representar de forma profissional a bela cidade de Bragança Paulista no cenário do futebol paulista.

E o clube não demorou a conquistar seu destaque no futebol local, vencendo após 3 anos de fundação a Taça Raul Leme em cima do Bragança Futebol Clube. Junto a conquista, o clube recebeu da imprensa local o apelido que carrega até os dias de hoje: Massa Bruta.

Saiba mais: Fabián Noguera deixa o Santos

1988 –O início do apogeu

Idolos como Gil Baiano, Nei, Biro-Biro, Ivair e Luís Muller, que fariam história em Bragança Paulista, iniciaram sua trajetória no time nesse ano e deram partida rumo ao sucesso do Bragantino com a conquista do Campeonato Paulista da Divisão Especial (equivalente à atual série A-2), superando o Catanduvense por 3 a 0 em pleno Estádio Marcelo Stefani (hoje Nabi Abi Chedid).

Com a ótima base de 88 mantida, o Bragantino fez boa campanha no Paulistão de 89, liderando o grupo 2 do campeonato (eliminando o Palmeiras) e chegando as semifinais da competição (perdeu apenas para o futuro campeão São Paulo).

No mesmo ano, o Massa Bruta estreava seu uniforme mais emblemático: a camisa “carijó” e com ela, conquistou o sonhado acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, chegando pela primeira vez à elite do futebol nacional.

Bragantino: 93 anos de história do Massa Bruta
Equipe do Bragantino campeã em 1990 – Foto: Pinterest

ANOS 90 – Glórias da histórica equipe Carijó

No ano de 1990, o Braga estreava na elite do futebol nacional, terminando na oitava colocação. Já no Campeonato Paulista, a equipe comandada por um jovem Vanderlei Luxemburgo, e por uma série de craques do nível de seleção brasileira, como o lateral direito Gil Baiano, o volante – futuramente campeão mundial na Copa de 1994 pela Seleção Brasileira – Mauro Silva e o centroavante Sílvio, conquistou de forma épica o maior título de sua história.

Na decisão o Massa Bruta enfrentou o Novorizontino, que ficaria conhecida como “final caipira”, sagrando-se campeão do Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 1990. Na partida final, disputada em 26 de agosto de 1990, Tiba fez o gol que garantiu o título ao time de Bragança Paulista.

No ano seguinte, outro feito marcante para o torcedor Massa Bruta. Já com Carlos Alberto Parreira no lugar de Luxemburgo, o Braga terminou a primeira fase do Brasileirão de 1991 em segundo lugar, eliminou Fluminense na semi e chegou a finalíssima contra o São Paulo, que venceu por 1 x 0 no placar agregado e encerrou assim a era de ouro do time de Bragança. O Massa Bruta permaneceu até 1998 na primeira divisão do Brasileirão, ano em que caiu para a série B e só retornou após 22 anos.

Veja também: Ex seleção, Fernandinho recebe sondagens de times brasileiros

2020 – (Re)Nascimento do novo Bragantino

Após parceria iniciada em 2019 (com título da série B nacional e retorno à elite do Brasil), no dia 01 de janeiro de 2020, a equipe passa a se chamar oficialmente Red Bull Bragantino e, no mesmo ano, faz grande campanha no Paulistão, chegando às quartas de final com a melhor campanha da primeira fase quando conquistou o Troféu do Interior.

Atualmente, a equipe (única representante do interior paulista na série A) briga por vaga na copa Sul-Americana e com elenco recheado de bons nomes como Claudinho e Arthur, pavimenta o caminho para o retorno ao topo.

Bragantino: 93 anos de história do Massa Bruta
Divulgação – Site Oficial Red Bull Bragantino

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...