Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Alerta da Defesa Civil em BH indica possibilidades de chuvas intensas

Segundo o órgão, as chuvas intensas poderão ser acompanhadas de granizo e ventos girando em torno de 50 km/h

O alerta da Defesa Civil de BH veio após as chuvas intensas atingirem a capital mineira e regiões metropolitanas durante a noite de domingo (03/01). Com isso, essa intempérie do tempo dificultou o retorno de vários motoristas para a cidade após o feriado do Ano Novo.

Portanto, leia mais: Energia Renovável Gera R$629 Milhões De Investimento Em Sento Sé

alerta da Defesa Civil em BH
Interditou-se as vias em alguns locais, impedindo o trânsito do seu fluxo normal – Foto: Defesa Civil

Diversas vias foram interditadas depois do alerta da Defesa Civil de BH, uma vez que os riscos de transbordamento de córregos eram grandes. Assim, pode-se dizer que um perigo em potencial era (e ainda é) o Rio Arrudas.

Alerta da Defesa Civil de BH pode evitar acidentes e maiores transtornos por causa da chuva intensa

Algumas imagens chegaram a circular na Internet, mostrando o alagamento no Anel Rodoviário, próximo ao bairro Caiçara. Contudo, a PMMG até por volta das 22 horas não havia tido registro de ocorrências graves nesse trecho.

Não houve acionamento do Corpo de Bombeiros nem do SAMU por conta de acidentes. Aliás, até aproximadamente esse horário, o trecho não tinha impedimentos de circulação, sem retenção dos automóveis.

Ocorrência de pancadas moderadas a intensas de chuva

Ontem choveu intensamente nas regiões Oeste, Noroeste, assim como Centro-Sul e Leste. Na Pampulha e no Barreiro as pancadas foram de intensidade moderada. Mas, já em Venda Nova, o registro da Defesa Civil foi de intensidade baixa intensidade nesse horário.

A possibilidade de chuva com pancadas de até 50 mm de volume tinha validade até as 8 h desta segunda (04/01). Todavia, ainda é possível que a capital e as regiões metropolitanas sejam atingidas, inclusive por granizo.

Segundo o órgão, as chuvas poderão acompanhar rajadas de vento que podem atingir até 50 km/h. Diante disso, traçou algumas precauções que podem ser conferidas abaixo.

Dessa forma, confira também: Tomb Raider fará 23 anos de lançamento: veja 7 curiosidades da franquia

alerta da Defesa Civil em BH
Na noite de domingo (03/01) várias cidades entraram em estado de alerta por conta das fortes chuvas e riscos de acidentes – Foto: Defesa Civil

Recomendações importantes durante as ocorrências de chuva

É preciso seguir algumas recomendações da Defesa Civil, especialmente nas localidades em que as tempestades ocorreram. Entre as mais importantes estão:

  • Ter atenção redobrada nesse período chuvoso, uma vez que o risco de acidentes é maior;
  • Evitar áreas com inundação, não trafegando nas ruas que estão sujeitas a alagamento, nem próximo a ribeirões e córregos nos momentos de chuva intensa;
  • Não se abrigar, nem estacionar veículos, sob as árvores;
  • Não atravessar ruas alagadas, bem como deixar crianças brincando em água de córrego ou nas enxurradas;
  • Ter atenção nas áreas onde existem morros e encostas;
  • Não se aproximar dos cabos elétricos que estejam rompidos. Em caso de ocorrências do tipo, ligar de imediato para a Defesa Civil (199) ou para a Cemig (116);
  • Da observância de surgimento de depressões nos terrenos, fendas nos imóveis, tal como rachaduras em paredes, deve-se avisar as autoridades competentes imediatamente.

Dessa forma, com o alerta da Defesa Civil em BH e suas recomendações, é possível passar pelo período de chuva intensa sem maiores riscos. Evitam-se, assim, os acidentes relacionados às tempestades.

Ademais, você pode se interessar por: Donos de lanchonetes rebatem novo decreto e afirmam ser prejudicados pelas normas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.