21ª Sessão Ordinária: Quick solicita centro de profilaxia com uso de Ivermectina

0
270
Câmara de Vereadores de Nova Mutum / Fonte: Walber Almeida
Câmara de Vereadores de Nova Mutum / Fonte: Walber Almeida

A 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Nova Mutum, que aconteceu nesta segunda (06.07), trouxe para debate várias medidas relacionadas à pandemia por Covid-19.

Entretanto, destacou-se a indicação nº 88/2020, do vereador Airton Pessi Quick (DEM), em que solicita a criação de um centro de profilaxia da Covid-19, com uso específico do medicamento Ivermectina.

Ainda na propositura, o camarista explicou que esta medida serve para realizar o controle e evitar a disseminação do novo Coronavírus no município.

“Os cientistas descobriram que dose única de ivermectina pode remover todo o RNA do novo Coronavírus em um período de 48 horas. O mecanismo pelo qual a Ivermectina combate-o ainda não é conhecido. Entretanto, é provável que, com base na sua ação em outros vírus, o medicamento impeça o vírus de reduzir a capacidade das células hospedeiras de eliminá-lo. No entanto, na profilaxia são tomadas ações e medidas para que não exista interação de um agente infeccioso com o organismo, com objetivo de conter a inserção de doenças”, esclareceu.

Sobre o medicamento

Utilizada há muito tempo, no tratamento de outras doenças, a Ivermectina é um antiparasitário, que combate diversos vermes e parasitas. Embora sua eficácia contra o novo Coronavírus ainda não tenha sido confirmada, por meio de estudos e pesquisas, médicos em geral aconselham seu uso contra o vírus. E a Prefeitura Municipal de Nova Mutum, a inseriu no roll de medicamentos do conhecido “kit Covid-19”, anunciado no fim do mês passado.

Coronavírus em Nova Mutum

De acordo com o ultimo Boletim Epidemiológico da Vigilância Sanitária, emitido pela Secretaria de saúde de Nova Mutum, desde o início da pandemia até hoje, foram registrados 541 casos de Covid-19. Dos quais 128 estão em isolamento domiciliar e 9 hospitalizados.

Por outro lado, os pacientes recuperados até então foram 390. Enquanto o total de casos notificados totaliza 2695 pessoas. Contudo, o município já sofreu 14 perdas, para a doença.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here