Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Cartão de Crédito: regras vão mudar para pagamentos de contas do exterior


O Diário Prime News não tem vínculo com nenhum banco ou instituição financeira. O objetivo do nosso blog é oferecer aos nossos leitores informações úteis, de qualidade e verídicas. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Cartão de Crédito – As regras para pagamento das contas do cartão de crédito, quando usado para compras oriundas do exterior, vão mudar.

Segundo o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, a nova forma  ainda precisa ser regulamentada, mas já anunciou nesta quarta-feira (28), que a taxa de câmbio que os bancos usam, não poderá mais ser a do dia do pagamento da fatura; mas sim, aquela registrada no dia da compra do produto ou serviço pelo consumidor.

Hoje, os bancos cobram a taxa de câmbio vigente no momento que a fatura deve ser paga. Isto é, o consumidor paga referente ao valor da moeda no dia do vencimento de sua fatura, e não referente ao dia da compra de uma suposta mercadoria.

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos como TV Online , Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, Forex, em primeira mão.

A decisão sobre essa mudança da taxa de câmbio, segundo o ministro, foi aprovada e tomada ontem ( 27).

Já os bancos, por sua vez, vão precisar de algum tempo para se prepararem, e fazerem as alterações nos seus respectivos sistemas de cartões de crédito.

Links para você se atualizar:

Bancos vão ter de fazer as alterações para ajustes

A rigor, o pagamento da fatura com o câmbio do dia,  de cada transação de compra efetuada, só vem sendo praticada no mercado pela Caixa Econômica Federal. Mas desde o final de 2016 já foi autorizada pelo Banco Central.

Contudo, agora, será obrigatório, e todos os bancos vão ter de fazer as devidas alterações para se adaptarem às novas regras.

Na prática, pelas regras atuais, o consumidor pode comprar um produto a certo preço, e, no momento que tiver que pagar a fatura do cartão, pode ser surpreendido com um valor maior, pois a taxa de câmbio acompanha a subida da moeda no período.

Noutras palavras, suponhamos que o consumidor comprou um bem a 3,60 dólares; caso o dólar suba (o que tem acontecido com maior frequência), e chegue, por exemplo, a 3,68 na comparação com nossa moeda, dentro do período entre a compra o e vencimento do cartão,  o consumidor terá de arcar com a diferença.

A desvantagem do modelo atual

É claro que no modelo atual existe uma desvantagem obvia para o consumidor, pois, provavelmente, a transação com o cartão tende a gerar um maior custo para quem o utiliza nestas circunstâncias.

Com a nova regra, o consumidor fica mais protegido, pois não terá surpresa alguma na hora do pagamento da fatura, pois a taxa de câmbio do dia da compra, será também a do dia da quitação do cartão. Muito simples e bem mais fácil de se programar.

Abrindo caminho também para uma saudável concorrência entre as instituições financeiras, para oferecerem taxas melhores e convencerem o consumidor a usarem o seu cartão de crédito.

Cartão de crédito: mudança de regras à vista
Cartão de crédito: mudança de regras à vista

 

Informações mais claras a partir da nova regulamentação

Nessa mesma linha, acrescentou o ministro, que as informações tendem a ser mais claras para o consumidor, com a divulgação do histórico das taxas de conversão da moeda, dentro das próprias faturas.

Então, a partir da nova regulamentação, além dessa identificação da moeda, deverá haver a discriminação de cada gasto efetuado na moeda, com o valor equivalente em reais.

E  não termina aí,  pois os bancos vão ter também de apresentar a  data e o valor da compra equivalente em dólar; se a moeda da compra for outra, euro ou libra esterlina, por exemplo.

Por fim, a taxa do dólar convertida para o real. Sempre buscando o melhor atendimento ao consumidor e mais transparência nas operações.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Últimas Publicações