Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Aplicativos falsos de CNH digital e IPVA já infectaram mais de 17 mil celulares


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Cibercriminosos criaram aplicativos falsos da CNH digital e para pagamento de IPVA, que, quando instalados pelas vítimas, infectam celulares Android. De acordo com os números disponíveis na própria Play Store, até a derrubada dos aplicativos pelo menos 17 mil pessoas baixaram os programas falsos.

Aplicativos falsos da CNH Digital e do IPVA cadastrados na Play Store usando nome falso de 'Ministério da Tecnologia' — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab
Aplicativos falsos da CNH Digital e do IPVA cadastrados na Play Store usando nome falso de ‘Ministério da Tecnologia’ — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab

Os apps (que levam nomes como “CNH Digital”, “Consulta IPVA” e “IPVA São Paulo”) foram disponibilizados diretamente na Play Store, a loja oficial do Google, e tinham o objetivo direcionar as vítimas para anúncios publicitários. Depois que a informação foi divulgada, o aplicativo da CNH e do IPVA falsos foram removidos da loja.

Os celulares infectados com o aplicativo da CNH e IPVA falsos

Os celulares infectados pelo aplicativo da CNH ou do IPVA falsos foram expostos a programas de adware que exibem anúncios invasivos, ocupando toda a tela do aparelho. Também pode ocorrer vazamento de dados pessoais registrados no celular.

Para dar a impressão de realidade, os “desenvolvedores” utilizam fotos semelhantes às oficiais e logos muito parecidos com os dos Departamentos de Trânsito (DETRAN). Em alguns casos, colocam que o programa foi desenvolvido pelo “Ministério da Tecnologia”, órgão que nem existe no Brasil.

Esses programas não costumam causar danos graves aos equipamentos, mas podem diminuir a vida útil da bateria, consumir pacote de dados, deixar o celular mais lento e, em alguns casos, extraviar informações do telefone.

Leia também: 

Como escapar do aplicativo da CNH e do IPVA falsos

Como escapar desses aplicativos falsos?
Como escapar desses aplicativos falsos?

Para garantir que não está caindo no golpe do aplicativo da CNH e IPVA fraudulentos, usuários devem baixar os programas diretamente do site dos fornecedores. A página do app da CNH digital se encontra aqui, para sistema Android, e aqui, para iOS.

Alternativamente, usuários mais experientes podem observar o nome do programa e de seu desenvolvedor, cadastrados nas lojas de apps.  No caso do aplicativo da CNH, o app correto se chama “Carteira Digital de Trânsito”, porque engloba também o documento digital do veículo (CRLV) e é publicado pelo “SERPRO”, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados.

Já o aplicativo para consulta de IPVA vai depender de cada estado, mas geralmente são encontrados nas páginas das Secretarias de Estado de Fazenda de cada unidade federativa. A maioria dos estados sequer envia boletos para o pagamento: ele pode ser feito direto nos bancos autorizados ou nos sites desses bancos.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!