Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Perda ou roubo do cartão contactless do Nubank? Entenda o que pode acontecer


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Os usuários da NuConta do Nubank, que possuem o cartão, seja na função débito ou crédito, podem efetuar compras usando o pagamento por aproximação. Essa propriedade recebe o nome de contactless. Por dispensar o fornecimento de senha, ela facilita e agiliza pagamentos. Contudo, será que o cliente fica mais vulnerável caso perca ou mesmo tenha roubado o cartão? Entenda.

Saiba mais:

Como funciona o cartão contactless do Nubank?

nubank-contactless-seguro-fraude

Como mencionado de início, o modelo de cartão contactless do Nubank, tem como objetivo conferir maior praticidade aos clientes na hora das compras. Uma vez que basta aproximar o roxinho da máquina para efetivar pagamentos.

Saiba mais:

Atualmente, no Brasil, mais de 4 mil cidades dispõem desta forma de pagamento. No entanto, ela ainda suscita muitas dúvidas, principalmente em relação à segurança.

Nesse sentido, o Nubank, por sua vez, esclarece que:

“Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia, que protegem as informações a cada transação”.

Como o uso desse cartão dispensa contato com a máquina, o cliente fica com o plástico na mão o tempo inteiro, não sendo necessário fornecer ao vendedor.

Sendo assim, evita-se que dados possam ser copiados, por exemplo.

Mas em caso de perda ou roubo?

Caso o cliente perca o cartão ou mesmo o tenha roubado, corre-se sim o risco de gastos indevidos.

No entanto é importante ressaltar, que o limite de transação nessa funcionalidade é de no máximo R$ 50,00. Acima desse valor é necessário uso de senha.

Outro ponto importante para mencionar é que, só é possível usar o contactless no máximo 5 vezes ao dia.

Desse modo, em síntese, caso o cartão caia em mãos erradas, a quantia máxima utilizada no dia seria de R$ 250,00.

Os cuidados com o contactless do Nubank

Em caso de perda ou roubo do cartão contactless, a recomendação é a mesma de outros que não possuem a funcionalidade: fazer o bloqueio o quanto antes.

Essa ação pode ser feita pelo atalho de cadeado no aplicativo.

Além disso, deve-se também contatar a equipe do Nubank, para o recebimento, claro, de uma segunda via.

Saiba mais:

Independentemente do cartão que se utilize, seja contactless ou não, os riscos sempre existirão.

No entanto, vale a ressalva aqui, que o Nubank utiliza diversos sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial, para detectar atividades suspeitas. Com isso, aumenta-se a segurança do seu cartão nessa modalidade inovadora.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!