Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Nubank: será que há risco de perder dinheiro guardado na NuConta? Entenda


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

A conta digital do Nubank, a NuConta, foi lançada depois do famoso cartão de crédito da fintech. Isso aconteceu, mais precisamente em 2017, dentro da mesma premissa do cartão: livrar os consumidores de tarifas e burocracias. Dentro da NuConta, uma série de serviços são oferecidos, como transferências e pagamentos. Contudo, será que deixar dinheiro guardado na NuConta é algo realmente seguro? Confira.

Saiba mais:Nubank:quanto rende 1000 reais depositados na NuConta e na poupança?Confira.

Como funciona a NuConta do Nubank?

nubank-cartão-de-crédito-nuconta-risco
Tem risco deixar dinheiro na NuConta do Nubank? Confira

Antes de mais nada, vale lembrar que a NuConta do Nubank não se constitui em uma conta corrente.

Com efeito, ela é uma conta digital que se enquadra no que se chama de conta de pagamentos.

Saiba mais:Nubank:entenda os motivos que levam ao cancelamento e bloqueio do cartão de crédito.

Portanto por se encaixar nesta modalidade de conta, de acordo com a regulamentação imposta pelo Banco Central, o dinheiro depositado nela fica separado do patrimônio do Nubank.

Além disso, esse dinheiro é utilizado para investimentos em Títulos Públicos Federais.

E talvez seja pelo motivo de não ser uma conta corrente e sim uma conta digital (conta de pagamentos), que algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança do dinheiro guardado ali.

Afinal, deixar dinheiro no Nubank é ou não arriscado?

A bem da verdade, não há riscos adicionais para o consumidor deixar dinheiro na NuConta.

Ela é bastante segura, como a de qualquer banco tradicional. Por isso o dinheiro estará bem resguardado. Além disso, terá aquela vantagem de render todos os dias.

O grau de risco de deixar o dinheiro guardado nela, é muito parecido com o de um investimento no chamado Tesouro Direto (nesse caso, pós fixado, que é garantido pelo Governo) e, portanto, também é um título público.

Por essa razão, aliás, o Nubank dispensa a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O FGC, é, de acordo com o próprio Banco Central:

“​O Fundo Garantidor de Créditos é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por finalidades proteger depositantes e investidores das instituições associadas, e contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e para a prevenção de crise bancária sistêmica”.

Em outras palavras, se um banco falir, por exemplo, o FGC é que garantirá que a pessoa consiga ter de volta o dinheiro que tinha na conta. Isso dentro do limite de R$ 250 mil.

Uma vez que o dinheiro na NuConta é uma espécie de investimento em títulos públicos, não é necessária a garantia do FGC.

Desse modo, o próprio Governo, por assim dizer, salvaguarda o recebimento ao garantir os títulos.

A segurança da conta do Nubank

Em resumo, apesar da NuConta do Nubank ser uma conta de pagamento e não uma conta corrente, e, assim, não ter a cobertura do FGC (por ser um tipo de investimento em título público), essa garantia é até dispensável.

Saiba mais:Cartão de crédito:Nubank libera limite extra em datas comemorativas e específicas.

Para aqueles que fazem questão do FGC, uma opção é investir o dinheiro da NuConta no RDB (Recibo de Depósitos Bancários) do Nubank. Essa modalidade, por sua vez, conta com a cobertura do FGC.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...