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Negativados no SPC/Serasa podem ser beneficiados com o Cadastro Positivo; entenda


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SPC e Serasa – Ao contrário do que muitos pensam, o Cadastro Positivo no SPC/Serasa não serve apenas para quem tem nome limpo. Aliás, ele também é útil para pessoas negativadas. Com o intuito de estimular mais pessoas a ingressarem nesse banco de dados, o SPC Brasil começou a divulgação do Cadastro Positivo.

Saiba mais:Cadastro Positivo SPC/Serasa:o que é revelado sobre você para as empresas?

Negativados poderão se beneficiar com o Cadastro Positivo

Cadastro Positivo serve também para negativados no SPC/Serasa; entenda
Cadastro Positivo serve também para negativados no SPC/Serasa; entenda

Normalmente, as pessoas têm conhecimento de que existe o Cadastro Positivo no Serasa. No entanto, os negativados costumam ficar com pé atrás em relação ao assunto.

Vale a ressalva então que, independentemente de um consumidor estar ou não com o nome negativado, ele pode sim abrir um cadastro dessa modalidade na instituição.

E, conforme o próprio Serasa, isso pode ser muito interessante para o tal consumidor:

“O Cadastro Positivo permite que as empresas para as quais você pede crédito enxerguem todo o seu comportamento como pagador, ou seja, tanto os seus deslizes quanto os seus acertos. É o contrário do que acontece hoje com o cadastro negativo, quando as empresas analisam só as contas que você deixou de pagar, sem levar em consideração situações de emergência ou imprevistos (…)”

Saiba mais:Banco francês oferece empréstimos para negativados no SPC e Serasa.

É possível inserir nesse contexto do Cadastro Positivo, diversos pagamentos que estão sendo realizados pelo consumidor.

Isso poderia deixá-lo mais interessante à vista do próprio mercado, pelo menos é o que assegura o Serasa:

“Podem entrar no Cadastro Positivo, por exemplo, suas contas de água, luz, telefone, TV a cabo, financiamentos e crediários. Assim, fica fácil para as empresas de crédito enxergarem que, apesar de ter atrasado ou deixado de pagar uma ou outra conta, você é responsável com vários outros de seus compromissos. E isso provavelmente te ajudará na conversa e na negociação com essas instituições”.

A divulgação oficial do Cadastro Positivo no SPC Brasil

Além do Serasa, o SPC Brasil agora também possui um cadastro positivo. Ele funciona de forma similar ao do Serasa.

Desde o dia 10 de junho, aquilo que ainda estava em fase de desenvolvimento e testes  se tornou definitivo.

Assim, canais de TV e as emissoras de rádio de todo o Brasil iniciaram a divulgação de uma campanha institucional. Tal campanha é obrigatória por lei.

Ela vem sendo promovida pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

Qual o objetivo da campanha institucional do SPC Brasil?

O objetivo dessa campanha oficial do órgão é fornecer mais informações a respeito desse novo banco de dados.

Em outras palavras, a instituição deseja prestar esclarecimentos à população sobre o funcionamento do cadastro.

A referida campanha circulará pelo período de um mês. Com efeito, ele explicará às pessoas sobre a inclusão de forma automática no cadastro.

A partir do dia 09 de julho o Cadastro Positivo deverá entrar em vigor.

É possível a exclusão de alguém do Cadastro?

Apesar da inclusão ser automática, o consumidor pode pedir a qualquer momento a sua exclusão do Cadastro.

No entanto, também é possível o retorno quando o consumidor desejar, e isso de maneira gratuita. Para tanto, bastará entrar em contato com aqueles que administram os bancos de dados.

Vale ressaltar que, o histórico de pagamento dos consumidores só pode ser usado, exclusivamente, para a concessão de crédito.

Os impactos do Cadastro

Com a legislação que torna o Cadastro Positivo obrigatório, a esperança é que isso facilite o acesso das pessoas à novas oportunidades de crédito.

Saiba mais:Comunicação:SPC e Serasa oferecem WhatsApp para consumidores.

De fato, ao que tudo indica, a avaliação de crédito deverá ser feita sob critérios mais justos.

Além disso, poderá fazer com que o custo de crédito no país diminua bastante. Caso assim seja, o consumidor certamente agradecerá.


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