Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

SPC revela quem deve mais: homens ou mulheres?


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

SPC – Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes, o que corresponde a 40% de todos os consumidores maiores de 18 anos do país. Entre os devedores, as mulheres correspondem a 56,3% contra 43,8% dos homens.

Motivos das dívidas e alternativas

SPC revela quem deve mais: homens ou mulheres?
SPC revela quem deve mais: homens ou mulheres?

Boa parte da população aponta o desemprego como o fator primordial para a inadimplência.

Portanto, como principal medida para poupar e quitar as dívidas, os entrevistados da pesquisa do SPC e CNDL apontaram a redução do consumo. Com cortes de gastos, assim, no lazer, na alimentação fora de casa e em aquisições supérfluas.

O aumento da renda média do brasileiro e a bancarização da população contribuíram para a elevação das dívidas. Segundo o professor de Economia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ricardo Eleutério.

Ele explicou que os limites dos cartões de crédito e a facilidade de utilizá-los acabam influenciando as escolhas de muita gente. “O limite alto se traduz em crédito que vai além das possibilidades de pagamento do consumidor”, destacou.

Por que o público feminino é o que mais deve?

A reincidência dos devedores pode estar associada a diversos fatores relacionados aos sentimentos e impulsos. O que, por sua vez, podem levar o consumidor ao descontrole.

Entretanto, segundo o CDL, existe uma explicação lógica para essa disparidade numérica entre o público feminino e masculino: “são elas que compram, inclusive para seus maridos, filhos e outros”.

Links que vão interessar também:

Quais são as contas em atraso?

Os consumidores contam que as contas pagas regularmente são as consideradas essenciais, como água, aluguel, internet etc; as dívidas relacionadas às instituições financeiras são as que mais ficam em atraso, apesar da taxa de juros ser muito maior.

Mudança de hábitos

Diante, portanto, de um cenário econômico desfavorável, boa parte das famílias passou a administrar melhor o orçamento e, consequentemente, criar uma relação mais saudável com o dinheiro. De acordo com o estudo do SPC, oito em cada dez (79%) brasileiros mudaram seus hábitos no dia a dia e entre as medidas adotadas.

O aperto financeiro também fez com que muitas pessoas encontrassem alternativas para economizar. Entre as estratégias estão:

  1. Limite de gastos com lazer;
  2. Melhor controle das despesas pessoais;
  3. Redução do consumo de luz, água e telefone;
  4. Busca por promoções e menores preços.

Mapa da Inadimplência

O Mapa da Inadimplência no Brasil foi realizado levando em consideração as informações disponibilizadas pelas empresas concedentes de crédito à Serasa Experian. Isso, com base nos municípios com população superior a 1.000 habitantes.

Foram avaliadas dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!