Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Dívida atrasada: empresa espera quanto tempo antes de negativar no SPC/Serasa?


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

SPC e Serasa – Quando você deixa de honrar algum compromisso financeiro, como uma conta de telefone ou um empréstimo, por exemplo, isso obviamente vai gerar uma cobrança. Se você pagar aquilo rapidamente, não terá maiores problemas. Entretanto, se deixar de quitar esse débito, seu nome pode parar no SPC e Serasa. Mas com quanto tempo de atraso de uma conta, para o seu nome ir parar no SPC e Serasa? É o que explicaremos.

Quanto tempo de atraso no pagamento de uma conta pode levar o nome ao SPC e Serasa?

Quanto tempo de atraso do pagamento da dívida leva o nome a ser negativado no SPC e Serasa?
Quanto tempo de atraso do pagamento da dívida leva o nome a ser negativado no SPC e Serasa?

Uma boa parte das pessoas já atrasou alguma conta em algum momento de sua vida. Os motivos podem ser os mais diversos. Desde um simples esquecimento a um atraso no recebimento do salário, por exemplo.

Leia também: Cartão de crédito Santander Free sem consulta ao SPC e Serasa? Saiba detalhes

Contudo, atrasar o pagamento de uma conta pode fazer com que a empresa credora, ou seja, aquela que forneceu o produto ou serviço que você adquiriu, possa encaminhar o nome ao SPC e Serasa.

Entretanto, a dúvida de muitos é: após quanto tempo de atraso eles podem fazer isso? Veja abaixo:

  • O que diz o código do consumidor?

De acordo com o que está previsto no código do consumidor, não existem, propriamente falando, um prazo determinado para que o credor tenha a permissão de incluir o CPF de alguém nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Veja também: Empresa promete simular e contratar empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa a juros baixos, confira

Sendo assim, em tese, caso o consumidor atrase o pagamento da conta em 1 dia, a empresa já possui o direito de negativar seu nome no SPC e Serasa.

  • O que acontece na prática?

Em geral, as empresas costumam levar um tempo maior para, efetivamente, incluir alguém no cadastro do SPC e Serasa.

Isto é, normalmente, elas não vão negativar uma pessoa com apenas um dia de atraso. Tal ação comprometeria a política de bom relacionamento.

Desse modo as companhias costumam fazer ligações ou ainda efetuar cobranças via e-mail para os clientes. Informando, portanto, sobre o atraso no pagamento da conta, e, assim, alertado a respeito da necessidade de quitá-la em breve.

Veja ainda: Banco do Brasil e Petrobrás: parceria rende cartão de crédito sem anuidade; confira

Não é regra, mas a tendência é que, se após 30 dias de atraso o consumidor não regularizar a situação, ele receba um comunicado informando que seu nome pode ser incluso no SPC e Serasa. Automaticamente também terá a suspensão dos serviços (caso os tenha); ao menos até que o débito em questão seja finalmente quitado.

Nesse comunicado que o consumidor recebe, novo prazo pode ser estabelecido para quitação da dívida. Geralmente são 10 dias para efetivar o pagamento. Entretanto, vale ressaltar, que essa nova data estipulada poderá ser menor que 10 dias. Tudo dependerá da empresa que faz a cobrança.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!