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CPF pode negativar no SPC e Serasa por causa de Cartão de Crédito clonado; confira como funciona


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Cartão de crédito e SPC/Serasa – Os golpes com o cartão de crédito têm sido cada vez mais frequentes e, para a vítima, é difícil descobrir quando e onde o cartão foi clonado. Desse modo, entre os prejuízos que essa situação pode ocasionar, está a inclusão do CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC/Serasa. Entenda como isso pode acontecer.

Como evitar os prejuízos com a clonagem do cartão de crédito

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Posso ser negativado no SPC/Serasa se meu cartão de crédito for clonado?
Posso ser negativado no SPC/Serasa se meu cartão de crédito for clonado?

Nas situações em que o consumidor tem o cartão de crédito clonado, o primeiro passo é entrar em contato com o banco ou com a operadora do cartão. Feito isso, é solicitar, portanto, o bloqueio ou cancelamento dele.

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Após esse processo, é aconselhável que a vítima faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) e encaminhe cópias, para a própria administradora do cartão ou banco.

Também é interessante entrar em contato com o SPC/Serasa, informando o acontecido.

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O que fazer se o banco ou administradora do cartão não resolver o problema?

Em caso de recusa do banco ou da administradora do cartão de crédito, o consumidor poderá ir ao Procon ou entrar com uma ação no Juizado Especial Cível (JEC).

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Também é possível entrar em contato com o Banco Central através do número 145.

Vale ressaltar, que o Código de Defesa do Consumidor garante a indenização ao consumidor lesado por uma transação feita com cartão clonado.

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Posso ficar com o nome sujo no SPC/Serasa?

Sim, é possível ficar com o nome sujo no SPC/Serasa, em situações de clonagem do cartão.

Entretanto, como forma de evitar que isso aconteça e, assim, fuja de mais dores de cabeça, o consumidor pode realizar um alerta sobre a ocorrência no sistema do Serasa.

Isso pode ser feito, portanto, através de um formulário disponível no site da empresa. Dessa forma, o consumidor livra seu CPF de ser negativado no SPC/Serasa

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Contudo, caso ocorra do nome ser negativado nos órgãos de restrição ao crédito, a vítima poderá ingressar com ação indenizatória.

Fará isso contra o banco ou a administradora do cartão. Pois eles têm a responsabilidade pela segurança dos dados do cartão de crédito.

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