Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

SPC e Serasa são diferentes? Saiba como funciona cada um


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

SPC e Serasa são dois dos órgãos de proteção ao crédito mais conhecidos do país. Todos sabem o peso que significa ter o nome negativado em um deles. No entanto, é muito comum as pessoas confundirem ambas as instituições, acreditando que elas são a mesma empresa. Porém existem diferenças entre SPC e Serasa. Conheça abaixo quais são!

Os órgãos de proteção ao crédito

spc e serasa
SPC e Serasa são diferentes? Saiba como funciona cada um

Antes de mais nada, vale a pena esclarecer o que é um órgão de proteção ao crédito em si. Órgão de proteção ao crédito nada mais é do que uma instituição que guarda uma série de informações a respeito dos consumidores e seus respectivos comportamentos de compra.

Em outras palavras, sempre que alguém compra alguma coisa, faz um empréstimo, efetua um financiamento, paga contas ou usa o cartão de crédito, isso fica registrado no sistema deles.

Caso uma dívida contraída não seja paga, o nome da pessoa fica negativado. Isso significa que caso ela queira usar o crédito dela para alguma aquisição, possivelmente será negado; pois ter o CPF negativado indica que ela não foi boa pagadora.

No que consiste o SPC?

A sigla SPC quer dizer Serviço de Proteção ao Crédito.  Ele atua como uma espécie de banco de dados a respeito de crédito, que detém caráter público.

Esse banco de dados pertence às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Ele é abastecido por associações comerciais.

Ele foi criado no ano de 1955 e já foi largamente utilizado por inúmeras empresas. Cerca de 180 milhões de CPFs podem ser acessados através dele.

De que forma o Serasa funciona?

O Serasa, por sua vez, constitui-se em uma empresa que realiza a prestação de serviços e é dona de um enorme banco de dados.

No sistema da instituição estão presentes dados negativos a respeito da inadimplência de  pessoas e empresas. O que significa, portanto, a existência de dívidas que venceram e não foram quitadas.

Além dos protestos de títulos vencidos, há informes sobre ações judiciais, cheques sem fundo e uma infinidades de outras informações provenientes de diferentes lugares, sejam eles da iniciativa privada ou pública.

Afinal, quais são as diferenças entre SPC e Serasa?

Apesar de terem um funcionamento bastante parecido, o SPC e Serasa possuem sim as suas diferenças. Elas são:

  • Os dados coletados pelo SPC são oriundos de lojistas credenciados; no Serasa, eles são provenientes de bancos e outras instituições financeiras;
  • O Serasa foi fundado pela Federação Brasileira das Associações de Bancos e Associação de Bancos do Estado de São Paulo. O SPC, por outro lado, foi criado por um grupo de 12 empresas e é financiado por associações comerciais nacionais;
  • Para consultar um CPF no Serasa, basta acessar a Internet e realizar o preenchimento de um cadastro no Serasa Consumidor. No que concerne ao SPC, é precisa pagar no SPC Net ou então se dirigir a um balcão da entidade.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!