Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Recebeu a carta comunicado do SPC e Serasa? Saiba o que fazer


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

SPC e Serasa – Os órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa têm a obrigação legal de comunicar previamente, por escrito, o registro do nome do consumidor inadimplente em seus bancos de dados. A Carta Comunicado do SPC e Serasa é enviada por Correios, para a pessoa que está prestes a ser negativada. O que fazer após recebê-la?

Falta de comunicação pode gerar indenização

Recebeu a carta comunicado do SPC e Serasa? Saiba o que fazer
Recebeu a carta comunicado do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

Primeiro, importante dizer que a falta de comunicação é um ato irregular. Pode até  gerar direito à indenização ao consumidor, que não foi informado previamente da inclusão de seu nome no SPC e Serasa.

O Superior Tribunal de Justiça já decidiu diversas ações indenizatórias em favor de pessoas, que comprovaram o seu prejuízo.

Mas ao receber a carta de notificação se deve ficar sempre atento à data da postagem. Pois o consumidor tem até 10 dias, para regularizar a dívida e evitar a negativação.

Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade da carta, a recomendação é entrar em contato com o SPC e Serasa.

Veja também: Negativado no SPC e Serasa pode ter o nome incluído no Cadastro Positivo? Saiba mais

O que consta na carta comunicado do SPC e Serasa?

Modelo de carta comunicado do SPC e Serasa
Modelo de carta comunicado do SPC e Serasa

Na carta comunicado do SPC e Serasa o consumidor poderá ter acesso aos dados da empresa credora, tais como: nome, CNPJ, telefone de contato, endereço e o valor inicial do débito.

Com esses dados, portanto, é possível  ligar ou ir até a empresa para obter outras informações.

Assim, de posse dessas informações, o consumidor poderá conseguir negociar com o credor uma forma de pagamento. Evitando, desse modo, a negativação do nome no SPC e Serasa.

O nome já foi negativado

Mas caso passe os dez dias e o nome já tenha sido negativado, o consumidor continua tendo direitos. Um deles é, após acordo com o credor, logo na primeira parcela da dívida paga, ter seu nome limpo.

Após receber o pagamento, a empresa terá até 5 dias úteis para solicitar a exclusão do nome do consumidor, do banco de dados do SPC e Serasa.

Veja também: Consumidor com dívida não pode ser negativado no SPC/Serasa sem notificação prévia

Portanto, assim que a Serasa for informada sobre o pagamento, a dívida sairá da base em até 24 horas.

Cuidado com falsos e-mails

Fique atento aos e-mails falsos que circulam na internet comunicando sobre possíveis notificações ou verificações de pendências financeiras em nome da Serasa. Para checar a veracidade da mensagem, fique atento aos seguintes itens:

  • A mensagem oferece serviços, produtos ou negociações com preços convidativos ou duvidosos?
  • Você tem dívida(s) ou algum tipo de relacionamento com o credor mencionado na mensagem?
  • Solicita ou orienta a clicar em algum link ou baixar algum arquivo?
  • A mensagem tem erros na grafia das palavras?

Caso a resposta a algum destes itens for verdadeira, você provavelmente recebeu um e-mail falso com intenção de fraude.

Uma característica marcante deste tipo de ação  é conter, no corpo do e-mail, arquivos anexados ou links que direcionem você para um endereço suspeito. Portanto, não clique sobre links e nem abra anexos.

Veja também: Dívida com o Banco do Brasil? Saiba como negociar e limpar o CPF no SPC/Serasa

No entanto, caso tenha clicado e aberto um documento suspeito, elimine o e-mail imediatamente.

Pois do contrário, pode ter sido instalado no seu computador um programa malicioso que pode permitir ações indevidas na máquina. Essas são ações de pessoas não autorizadas cujo o objetivo é o roubo de dados pessoais. Fique atento!


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!