Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

SPC/Serasa: compras a prazo podem diminuir de alguma forma o score de crédito do consumidor? Entenda


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

SPC/Serasa – O score de crédito é de enorme relevância no contexto atual de mercado. Com efeito, ele é analisado no momento de se conceder algum tipo de crédito. Desse modo é normal consumidores estarem sempre à procura de maneiras de aumentá-lo. Afinal, quanto maior for, mais chances de se obter um cartão, empréstimo, financiamento ou qualquer outro tipo de serviço.

No entanto uma dúvida constante que perpassa a muitos é: comprar a prazo diminui ou não o score diante do SPC/Serasa? Veja.

Saiba mais:É verdade que consultar o CPF no SPC e Serasa pode diminuir o score?Entenda.

Comprar a prazo faz reduzir o score de crédito no SPC/Serasa?

spc-serasa-score-prazo-compra

De início, vale já deixar claro que, a resposta para a pergunta acima é: não! Comprar a prazo, por si só, não faz o score de crédito no SPC/Serasa diminuir.

Essa é uma ideia equivocada, que por vezes é difundida pela falta de conhecimento de algumas pessoas.

Saiba mais:SPC/Serasa:5 coisas que fazem o score de crédito diminuir.

Frequentemente, os especialistas em finanças recomendam que se façam compras à vista. Afinal, isso normalmente livraria a pessoa de pagar juros e de se comprometer com algo que depois não possa pagar.

No entanto, isso não quer dizer que comprar a prazo seja prejudicial ao score de crédito de um consumidor.

Ao contrário: comprar a prazo é uma boa maneira do mercado conhecer mais sobre o consumidor e seu comportamento financeiro.

Em outras palavras, permite enxergar a responsabilidade desse comprador em arcar com seus compromissos a prazo.

Comprar à vista ou a prazo: como decidir?

Caso o consumidor tenha todo o dinheiro do objeto que deseja comprar e isso não comprometa seu orçamento ou sua reserva de emergência, pagar à vista pode ser uma boa opção sim, é claro.

No entanto, se for algo urgente, cujo valor não se tenha para aquele momento, comprar a prazo também é uma alternativa interessante.

Principalmente do ponto de vista de se confirmar ao mercado, um posicionamento de responsabilidade e compromisso em pagar suas contas em dia.

Um consumidor, por exemplo, que use óculos, não pode ficar sem enxergar corretamente. Desse modo caso quebre seus óculos, é urgente que compre outro logo.

Assim caso não tenha o dinheiro em mãos, a compra parcelada é o jeito mais razoável de se resolver a situação.

Inclusive, como já apontado, também é uma maneira de se construir uma boa imagem junto ao mercado, como alguém que procura pagar suas contas em dia.

Usando as compras parceladas a favor do score de crédito

Como vimos, fazer compras parceladas não é algo ruim para o score de crédito no SPC e Serasa.

A bem da verdade, comprar à vista ou a prazo não é tanto a questão. O que sempre será mais importante, é que a conta seja paga rigorosamente em dia.

Saiba mais:Vale mesmo a pena recorrer ao Feirão Limpa Nome do Serasa?Entenda.

Afinal, para o mercado, o que vale mesmo é o consumidor demonstrar um comportamento financeiro adequado, honrando com seus compromissos firmados.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!