Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

SPC e Serasa: nome limpo e contas em dia, mas score de crédito não sobe? Entenda


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

SPC e Serasa – Falar de score de crédito nunca esteve tão em alta. Apesar de já existir há algum tempo, só de um período pra cá essa pontuação tornou-se mais conhecida do grande  público. Isso sem falar que tem sido mais largamente utilizada.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas quanto a seu funcionamento. Uma das mais recorrentes é o motivo do score continuar baixo, mesmo quando a pessoa tem nome limpo, está no Cadastro Positivo e as contas estão em dia. Entenda mais.

Saiba mais:É verdade que consultar o CPF no SPC e Serasa diminui o score de crédito?

Por que às vezes o score não sobe, mesmo com as contas em dia e nome limpo no SPC e Serasa?

spc-serasa-score-baixo
SPC e Serasa: cadastro positivo, nome limpo e conta em dia mas o score não sobe?Entenda

A resposta a essa indagação é relativamente simples. É preciso esperar passar um tempo adequado, que é variável de pessoa para pessoa, para que o sistema possa interpretar que o consumidor assumiu um novo comportamento financeiro.

Importante então manter a calma e continuar pagando as contas rotineiras em dia.

O score de crédito no SPC e Serasa funciona como uma espécie de histórico. Com efeito, ele é um reflexo do comportamento financeiro do consumidor ao longo do tempo.

Saiba mais:Saiba opções de cartão de crédito para quem possui baixo score no SPC e Serasa.

Tem como serventia deixar claro, o grau de confiança que o mercado possui em uma determinada pessoa.

Sendo assim, caso o consumidor tenha sido negativado em algum momento, poderá levar tempo até que o mercado volte a ter confiança nele. É portanto uma consequência natural da negativação.

Contudo importante saber que pagar as contas em dia tem um impacto direto e profundo no score.

Portanto se o consumidor, por sua vez, tenha tido o hábito de atrasar as contas em determinado período, a pontuação tenderá a ficar baixa também.

Como elevar o score de modo mais rápido?

Para fazer com o que o score suba e de modo menos vagaroso, seguem abaixo algumas dicas valiosas:

  • Procurar sempre pagar as contas em dia ou até mesmo adiantado

Vale a pena se organizar e economizar um pouco, de modo a pagar as contas rigorosamente na data ou mesmo antes do vencimento.

  • Atualizar os dados cadastrais

Pode soar simples, mas manter os dados cadastrais atualizados é importante. Isso não só no SPC/Serasa, mas em outros locais onde as informações pessoais ficam armazenadas.

Isso porque quando os dados estão atualizados, as empresas e o SPC/Serasa conhecem melhor o consumidor e sua situação atual.

  • Manter-se no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo permite o acesso a um conjunto maior e mais detalhado de informações a respeito do consumidor.

Dessa forma, com mais dados relevantes, o score pode melhorar.

Aumentando o score de crédito

Em resumo, não há grandes segredos  no que tange ao aumento do score de crédito no SPC e Serasa. Paciência e bom comportamento financeiro são as palavras-chave desse processo.

Saiba mais:SPC/Serasa:Conheça possíveis vantagens e desvantagens do Cadastro Positivo.

E para fazer um monitoramento contínuo de como anda seu score, outra boa dica  é assinar o Serasa Antifraude.

Com esse recurso, torna-se mais fácil e simples o controle. Afinal, o cliente passa a ser notificado 24 horas sobre alteração em sua pontuação.

Mas se preferir, também pode consultar seu score gratuitamente no Serasa. A diferença, nesse caso, é que não existem avisos e monitoramento em tempo real.

Para acessá-lo grátis basta:

  • Ir ao site SerasaConsumidor; 
  • Depois digitar o CPF e clicar em consultar; 
  • Por último, basta fazer o login;

Após tais ações,  será apresentado o score de crédito do consumidor, bem como a pontuação média das pessoas com o mesmo CEP e faixa de idade.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!