Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Negativados no SPC e Serasa podem ter passaporte e viajar ao exterior; entenda


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

A carência de educação financeira, aliada às crises, quedas na economia e imprevistos diversos fazem com que as pessoas muitas vezes caiam na inadimplência. Esta situação de arrocho no orçamento pode ser momentânea. As pessoas podem melhorar de condições e querer viajar ao exterior. Mas fica uma dúvida: quem tem o nome negativado no SPC/Serasa pode tirar passaporte, visto e viajar para fora do país?

Saiba mais:Fintech permite renegociar dívidas e tirar nome do SPC e Serasa. Saiba mais.

Pessoas negativadas no SPC/Serasa podem tirar passaporte e viajar ao exterior?

Negativados no SPC/Serasa podem tirar passaporte e viajar ao exterior; entenda
Negativados no SPC/Serasa podem tirar passaporte e viajar ao exterior; entenda

Antes de mais nada, vale ressaltar que não necessariamente uma pessoa endividada está com o nome sujo. No entanto, muitos devedores efetivamente estão com o nome no SPC e Serasa.

Saiba mais:É possível parar na cadeia por “nome sujo” e dívida?

Uma dúvida bastante corrente é se uma pessoa cujo CPF está com restrição no SPC e Serasa pode tirar seu passaporte, obter visto e viajar ao exterior.

A resposta para essa pergunta é SIM, uma pessoa pode tranquilamente tirar seu passaporte, obter visto e viajar para o exterior, mesmo que ela esteja negativada no SPC e Serasa.

Segundo informado na lei, nenhum cidadão brasileiro pode ser impedido de se locomover, seja para qual lugar for, por conta de alguma dívida em aberto.

Alguém só pode ser impedido de viajar devido a alguma ordem judicial e com uma causa bem plausível para esse impedimento.

Nesse caso, ter o CPF negativado não é causa para este tipo de impedimento.

O que informa a Polícia Federal?

Como se sabe, o órgão responsável pela emissão de passaportes é a Polícia Federal. Conforme consta no próprio site da PF, restrição em qualquer órgão de proteção ao crédito não impede a obtenção de passaporte.

O planejamento de viagem e as dificuldades para quem tem restrição no CPF

Ainda que seja possível a obtenção de passaporte e visto tendo restrição no CPF, há outras complicações.

Saiba mais:Especialistas dão 8 dicas para renegociar dívidas e limpar nome no SPC e Serasa.

Viajar ao exterior demanda planejamento de gastos. As passagens aéreas, por exemplo, salvo raríssimas exceções, só podem ser compradas com cartão de crédito.

Portanto, se houver necessidade de tomar um empréstimo para a viagem, o consumidor terá dificuldades também.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!