Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Entenda sobre: limpar nome sem pagar dívida e empréstimo para negativado no SPC/Serasa


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Quando se está com o nome no SPC e Serasa, uma das primeiras reações do cidadão é sempre o medo, seguido da angústia. Além de ser algo ruim por si só, traz uma série de implicações negativas. Em meio a toda essa ansiedade em solucionar essa situações, acaba-se muitas vezes caindo em golpes diversos. São tantos golpes que até mesmo é possível elencar os mais comuns.

Os golpes mais comuns contra quem está negativado no SPC e Serasa

Os golpes mais comuns contra quem está negativado no SPC e Serasa
Os golpes mais comuns contra quem está negativado no SPC e Serasa

Tendo em mente uma forma de auxiliar o consumidor a não cair nas garras de pessoas de má fé, elencamos alguns dos golpes mais comuns na praça, aplicados em pessoas que têm o CPF no SPC e Serasa.

  • Golpe do “limpar o nome sem pagar a dívida”

Não é exatamente um golpe novo, mas ele continua bastante atual; visto que permanece sendo aplicado e muita gente ainda cai nessa fraude.

Veja ainda: Dívida atrasada: empresa espera quanto tempo antes de negativar no SPC/Serasa?

Alguns detalhes podem variar, mas em geral, quando se pesquisa na Internet, irá encontrar um número infindável de anúncios apelativos.

São oferecidas soluções rápidas e milagrosas para tirar o nome do SPC e Serasa, sem a necessidade de quitar a dívida para isso.

Algo em comum é que esses anúncios residem em sites bem elaborados, que oferecem uma espécie de manual com dicas.

No entanto, os tais macetes ensinados ali, não passam de orientações com um fundo suspeito. O que além de errado, pode fazer o consumidor ir parar na justiça.

Veja ainda: Entenda o que fazer quando CPF não está no SPC/Serasa, mas score baixo dificulta crédito

Outros ainda afirmam que fazem isso com entrada de processos, que conseguem excluir o nome dos cadastros do SPC  e Serasa, e assim por diante.

Geralmente costumam cobrar uma taxa, pegar os dados dos clientes e sumirem no mapa.

  • A falsa mensagem de inclusão do nome no SPC e Serasa

Esse golpe é aplicado tanto em quem já tem o nome negativado, quanto em quem tem o nome limpo.

Seja por telefone, SMS ou e-mail, a pessoa recebe uma mensagem, afirmando que ela tem uma dívida de determinado valor, para com uma empresa qualquer.

Logo na sequência diz que a tal empresa colocou o nome da pessoa no SPC e Serasa. Em seguida, a pessoa solicita seus dados, até de forma um pouco contraditória.

Veja também: O que pesa mais: Baixo Score de crédito ou CPF incluso no SPC, Serasa e SCPC?

Com esses dados em mãos, os criminosos podem ter acesso às informações financeiras e bancárias da vítima.

Colocando em risco, portanto, o dinheiro do consumidor que ficou atônito ao receber a mensagem, e não soube como reagir.

  • O golpe do empréstimo para negativados

Outro golpe comum na praça é o de empréstimo falso para negativados. A pessoa recebe uma mensagem, por Facebook ou WhatsApp (o que é mais comum), informando que pode ser disponibilizado para ela um empréstimo pessoal. Isso sem consulta ao SPC e Serasa.

Eles oferecem empréstimos com juros bem abaixo do mercado e cujo crédito é liberado em uma velocidade fora do comum. Mas o “pulo do gato” está quando eles cobram uma taxa para liberar o crédito. Todo cuidado é pouco nessa hora!

Caso alguém faça proposta semelhante ao consumidor, ele deve fugir imediatamente dessa conversa.

Certas taxas podem de fato existir, porém já são embutidas no valor das parcelas. Não se deve depositar nada antes, para poder receber valores, via de regra.

Atenção redobrada

Os golpes citados acima, se configuram em apenas alguns exemplos comuns. Outros tantos ocorrem, com frequência, principalmente, no mundo virtual.

Caberá, portanto, ao consumidor, ficar sempre alerta aos aproveitadores; criminosos que encontram brechas para enganar, em muitos casos, graças ao desespero ou desinformação da vítima.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!