Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Faculdade que incluiu nome de aluna no Serasa é multada em 3 mil reais; saiba mais


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

14 de novembro de 2019 – Uma aluna de uma universidade particular da Paraíba começou a receber notificações de inadimplência no Serasa. Acontece que mesmo trancando a matrícula, a estudante continuou recebendo indevidamente cobrança de boletos da faculdade.

Portanto, a Anhanguera Educacional LTDA (instituição que efetuou as cobranças) deverá pagar cerca de 3 mil reais a aluna. Inicialmente, a justiça tinha definido o pagamento de 7 mil reais por danos morais, porém, a faculdade recorreu ao alegar que não existem provas de que tenha ocorrido danos morais à aluna, pois esses boletos seriam de referentes a períodos que ela esteve devidamente matriculada. Desse modo, teriam sido emitidos corretamente.

Ainda cabe recurso para universidade recorrer da condenação pela inclusão do nome da estudante no Serasa.

"Faculdade

Consequências de ter o nome incluso no Serasa

Mais de 40% da população está com o “nome sujo” no SPC e Serasa, devido ao acúmulo das dívidas que, em muitas vezes, não podem ser quitadas.

Geralmente, antes de incluir o nome do consumidor na lista de inadimplência do Serasa, as empresas costumam tentar negociar uma forma de quitação do valor quantitativo da dívida estipulando novos valores – que costumam ser mais baixos – e prazos para a liquidação do valor.

Então, só após esse prazo, ou caso a empresa não consiga chegar em um acordo com o consumidor, aí sim o nome será incluso no cadastro de negativação do Serasa.

Veja ainda:

Caixa Econômica Federal: conheça opção de cartão de crédito sem cobrança de anuidade

Confira quais são os prejuízos que a negativação pode acarretar

  • Com o nome na lista de cadastro de negativação do Serasa a pessoa pode apresentar dificuldades para conseguir um crediário. Assim, solicitações de crédito podem ser negadas;
  • Seu nome no Serasa Score pode ser prejudicado, afetando sua pontuação;
  • Os bancos podem cancelar cheque especial e suspender a entrega de talão de cheques, o que pode diminuir mais ainda suas chances de tentar quitar as dívidas.

Portanto, caso esteja com o nome sujo, a melhor coisa a se fazer é tentar entrar em acordo com o banco ou com a empresa responsável pela sua dívida para renegociar. Assim, evitando futuros prejuízos.

Como negociar as dívidas e sair da “lista negra”

Certamente, o primeiro passo é conseguir renda, ainda mais se estiver desempregado. Portanto é focar nisso e deixar, temporariamente, a questão das dívidas de lado.

Iniciativas para arrumar um emprego:

  1. Procurar fazer cursos on-line gratuitos é uma ótima estratégia para “esquentar” o currículo. É possível encontrar excelentes cursos, por exemplo, na Fundação Bradesco e no Sebrae.
  2. Melhorar o networking também é fundamental. Nesse contexto, uma boa iniciativa é fazer um perfil na rede social do Linkedin.
  3. Dedicar, pelo menos, duas horas por dia para conversar com pessoas conhecidas que estejam trabalhando, se mostrando à disposição para oportunidades.

Orientações para negociar as dívidas

  1. Com dinheiro no bolso, procure reservar pelo menos 10% do que ganhar
  2. Faça uma lista das dívidas que estão lhe negativando e ordene da maior para a menor
  3. Entre em contato com os credores e peça uma proposta para quitação à vista
  4. Faça uma contraproposta
  5. No caso de haver consenso entre as partes, quanto ao valor final, faça a quitação e acompanhe se a dívida saiu da lista da Serasa.

No caso de arrumar um emprego em alguma empresa que tenha convênio com algum banco ou financeira e exista a possibilidade de pegar um empréstimo consignado, tente obter um valor que seja suficiente para quitar todas as dívidas existente à vista e assim trocar dívidas caras por uma única e mais barata (no caso, o empréstimo consignado)

Veja ainda:

Diante do Nubank nova concorrência oferece experiência com cartão de crédito


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...