Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Em cada dez consumidores, dois foram vítimas de fraudes, alerta SPC


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

05 de dezembro de 2019 – Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que em cada dez brasileiros, dois (19%) foram vítimas de fraude financeira nos últimos 12 meses. Entretanto, com a chegada das festividades natalinas as chances dos consumidores caírem em golpes financeiros é maior.

Cerca de 30% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude em transações ou compras feitas pela internet.

Leia ainda: Cartão de crédito: saiba como identificar os golpes que utilizam o nome do Nubank

A cada dez consumidores, dois sofreram fraudes, alerta CNDL/SPC Brasil
A cada dez consumidores, dois sofreram fraudes, alerta CNDL/SPC Brasil

SPC: Cuidados para não cair em fraudes financeiras

A pesquisa da CNDL/SPC ainda aponta que 8% dos consumidores informaram os dados pessoais para terceiros através de ligação e e-mail, 7% tiveram os documentos furtados, 7% os dados de cartões falsificados e outros 6% perderam os documentos.

Em vista disso, é importante evitar o fornecimento de documentos ou senhas de bancos para desconhecidos. Nesse período de festividades muitos sites fraudulentos colocam preços extremamente baixos para atrair a atenção dos consumidores.

Entre as fraudes e os golpes mais recorrentes está o não recebimento do produto que deveria ter sido entregue em casa (34%), produtos entregues com características diferentes do especificado pelo vendedor (28%) e a clonagem de cartões (27%).

Além disso, o SPC alerta que 44% das vítimas obtiveram prejuízos financeiros.

Antes de fazer qualquer compra pesquise sobre a reputação da empresa e redobre atenção em sites de comércio eletrônico. Também é importante ter cuidado com e-mails fraudulentos, alerta Michel Felix, gerente de produtos do SPC Brasil.

O recomendável é observar criteriosamente a seção “Quem somos”, “Política de Privacidade” e o “Termos de uso”, pois em grande parte das vezes os textos são mal escritos e as imagens possuem baixa qualidade.

Além disso, pesquisar o site em redes sociais ou notícias também pode ser uma possibilidade, mas caso não haja informações sobre a empresa, pode ser um sinal de falsificação.

Ademais, o site Reclame Aqui pode ser utilizado para saber informações sobre o atendimento, compra e venda de uma determinada empresa. É um espaço gratuito para as reclamações dos consumidores e respostas das empresas a essas queixas.

Plataforma alerta consumidor sobre indício de fraude

O SPC Avisa é uma ferramenta que auxilia o consumidor na prevenção de fraudes. Ou seja, se o nome do usuário for incluído, excluído ou sofrer qualquer tipo de alteração no cadastro, ele recebe todas as informações via e-mail.

E todas as vezes que o CPF for consultado para obtenção de crédito ou for incluído na lista de inadimplentes do SPC, o consumidor é avisado em até 24 horas.

Vale ressaltar que o SPC Brasil disponibiliza o serviço grátis durante 30 dias. Neste caso, o serviço é válido apenas para os novos assinantes e uma única vez por CPF ou CNPJ.

Leia ainda: Novo golpe no WhatsApp usa promoção oficial de O Boticário


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...