Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Utilidade: Posso excluir consultas ao meu CPF no SPC e Serasa? Confira


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Como se sabe, quando uma empresa consulta o CPF de alguém nos órgãos de proteção ao crédito, isso fica registrado. Aliás, se o crédito foi negado, isso, em tese, pode baixar o score de crédito de uma pessoa. Dessa forma, fica mais difícil obter um novo empréstimo ou mesmo um cartão de crédito. Sendo assim, excluir o histórico de consultas do CPF seria ótimo. No entanto, será que é possível limpar ou apagar o histórico de consultas no SPC e Serasa? Confira.

Saiba mais:Nome realmente fica limpo no SPC/Serasa/SCPC depois de 5 anos de dívida?

Por que é interessante pedir a exclusão de consultas ao CPF no SPC e Serasa?

Leia também: Aumento da quantia de saque do FGTS na Caixa? Congresso pode mudar regras; entenda

É possível solicitar a exclusão de consultas ao CPF no SPC e Serasa? Confira
É possível solicitar a exclusão de consultas ao CPF no SPC e Serasa? Confira

Antes de mais nada, para que seja possível obter crédito no mercado, é necessário, quase sempre, estar com o nome limpo no SPC e Serasa.

Entretanto às vezes, mesmo tendo o nome limpo e contas em dia, as pessoas não conseguem crédito. Isso porque o seu score está baixo.

Saiba mais:Requisitos básicos para obter crédito após limpar o nome no SPC e Serasa.

Normalmente, as empresas possuem critérios muito particulares para avaliar perfis de clientes para aprovação ou não de crédito.

Contudo é inegável que elas levam em consideração o score e o histórico do CPF em algum momento.

Ademais, o excesso de consultas por parte de credores ao CPF do consumidor é um dos principais motivos da redução dos pontos do score. Aliás, é também uma das razões para a restrição de crédito de forma indireta, por consequência.

Em outras palavras, quando as empresas verificam que o consumidor teve muitas solicitações de crédito frustradas, pensam que pode ser arriscado conceder crédito àquela determinada pessoa. Por essa razão, limpar o histórico de consultas pode ser interessante.

Como proceder para limpar o histórico de consultas do CPF no Serasa

A priori, a única maneira existente  de pedir a exclusão do histórico de consultas ao CPF no Serasa, é por meio da própria agência física da instituição. É necessário levar consigo o CPF e o RG.

Com os documentos em mãos, basta pedir a um atendente na agência física do Serasa a exclusão do registro de consultas feitas no CPF.

Segundo posicionamento do Serasa, em resposta a uma reclamação no conhecido site Reclame Aqui, a exclusão desse registro de consultas pode sim ser feita, conforme pode ser visto a partir da resposta que transcrevemos em parte abaixo:

“O único meio de solicitar a exclusão de consultas à Serasa é via agência.

Orientamos que ao solicitar a exclusão, é recomendável que aguarde o prazo de 10 dias corridos (a partir da data do recebimento) para realizar a nova tentativa de crédito (…)”.

 

E se não conseguir solicitar essa exclusão no Serasa?

Caso o consumidor, por alguma razão, não tenha conseguido resolver essa questão com o Serasa, ele pode recorrer ao site consumidor.gov.br.

O intuito desse site do governo é fazer uma mediação em situações nas quais não se obteve sucesso ao falar com as empresas.

Em outras palavras, o consumidor.gov.br funciona como uma alternativa de resolução de conflitos de consumo, via Internet, em uma ação conjunta com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Procon, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e empresas participantes.

Isso foi confirmado pelos responsáveis do site após comunicação e resposta à nossa equipe em contato via e-mail.

Nesse caso, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  • Inicialmente para dar início a limpeza do histórico, é fundamental acessar a seguinte página:www.consumidor.gov.br.
  • Em seguida, já na página inicial, deve-se digitar o nome da empresa na qual o consumidor deseja que seu histórico seja devidamente limpo.
  • Depois, é necessário clicar em “Registrar Reclamação”;
  • Assim que a tela da reclamação abrir, deve-se preencher todos os dados requisitados e clicar em avançar;
  • Tão logo se abra a página de Cadastro do Usuário, o consumidor deve fornecer seus dados pessoais e dar um clique em enviar;
  • A partir desse momento, basta aguardar a resposta da empresa. Com efeito, eles entrarão em contato por e-mail, respondendo em um prazo de 24 horas.

Aumento do score de crédito com a limpeza de histórico

A limpeza do histórico do CPF no SPC e Serasa não irá aumentar instantaneamente o score de crédito.

Saiba mais:Será que é contra a lei idoso ter nome incluso no SPC e Serasa?Entenda.

Entretanto com a limpeza do histórico, as empresas que forem consultar o CPF do consumidor, não saberão das outras consultas realizadas antes. Dessa forma, a aprovação do crédito pode ser facilitada.

Deixe seu comentário em: Posso excluir consultas ao meu CPF no SPC e Serasa? Confira


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!