Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Dívida no cartão de crédito do titular pode levar o nome do adicional para o SPC/Serasa? Entenda


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

As operadoras não costumam fornecer cartão de crédito para negativados no SPC e Serasa. Contudo para o usuário que já possua o seu em funcionamento, alguns cartões adicionais costumam ficar à disposição. E esses plásticos adicionais compartilham do mesmo limite máximo definido no cartão principal. No entanto uma recorrente é: o que ocorre quando o titular do cartão não paga a sua fatura? O nome do beneficiado adicional também corre risco de ser negativado nos órgãos de proteção ao crédito? Entenda.

Saiba mais:

Dívida no cartão de crédito do titular pode levar o nome do adicional para o SPC/Serasa?
Dívida no cartão de crédito do titular pode levar o nome do adicional para o SPC/Serasa?

CPF do adicional fica sujo no SPC/Serasa se o titular contrair dívida no cartão?

A resposta para pergunta acima é NÃO. A pessoa que é portadora de um cartão adicional não pode ficar com o nome sujo no SPC e Serasa, se porventura o titular do cartão ficar devendo e cair em inadimplência.

Saiba mais:

Em outras palavras, somente o titular do cartão de crédito ficará com restrição no CPF.  Essa é a figura denominada no Direito de responsável solidário.

Dito de outra forma, toda dívida contraída no cartão será de responsabilidade do titular, exclusivamente; seja dos cartões titulares ou adicionais.

Isso porque o adicional é classificado como um beneficiado. Desse modo não faz parte do contrato de fornecimento do cartão de crédito.

Em síntese, ele (dependente) não pode ser punido em caso de inadimplência do responsável titular.

E se o titular do cartão vier a falecer?

Se por acaso o titular do cartão vier a falecer, a dívida contraída ali, incluindo os débitos dos adicionais, tudo fica na responsabilidade dos herdeiros.

Desde que hajam bens e recursos financeiros deixados pelo falecido para saldar os débitos.

A inadimplência no cartão

Em caso de dívida no cartão indo parar no SPC e Serasa, a empresa responsável pelo plástico pode, por outro lado, cancelar todos os cartões de crédito do devedor, incluindo aí os adicionais.

Saiba mais:

Além disso, uma recomendação importante dos especialistas é que o usuário titular só peça para a operadora cartão adicional, se a pessoa que vá utilizá-lo for realmente de muita confiança.

E também, claro, tenha condições financeiras de arcar com as faturas mensais.

Afinal, se a fatura do adicional não for paga, a responsabilidade também fica com o titular do cartão.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!