Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Consumidor corre risco de vazamento de informações com o Cadastro Positivo?


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

A nova legislação em vigor sobre o Cadastro Positivo no SPC e Serasa exige que os consumidores sejam inicialmente cadastrados de forma automática. Mas se permite a retirada dos dados daquele consumidor que assim desejar.

A divulgação de eventuais benefícios trazidos para o cidadão através da organização de um cadastro com essas características têm servido, em certa medida, para a sua popularização. Não obstante as dúvidas não param de surgir, questionando, inclusive, se o consumidor corre risco de vazamentos dos seus dados inseridos no cadastro. Veja mais.

Saiba mais:Cadastro Positivo no SPC/Serasa: facilitação para empréstimo pessoal e financiamentos.

Quais são os receios com relação ao Cadastro Positivo?

spc-serasa-cadastro-positivo
Consumidor corre risco de vazamento de informações com o Cadastro Positivo?

A princípio, para os que são críticos do Cadastro existe sempre uma preocupação quando o assunto envolve manipulação de dados.

Com efeito, Bárbara Simão do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), declarou em entrevista ao site UOL que o projeto é vago no que tange às informações e a maneira de sua utilização.

Saiba mais:SPC/Serasa: quais as consequências em pedir exclusão do Cadastro Positivo? Confira.

Segundo ela, apesar do projeto proibir a utilização de informações excessivas, ele não expressa claramente de que forma será feito isso. Sendo assim, abre-se uma brecha para que as empresas determinem o que é útil ou não.

Além disso, para o IDEC, a nova lei carece de mecanismos de proteção às informações dos consumidores no caso de roubo e vazamento de dados.

Serasa esclarece as dúvidas sobre a segurança do Cadastro Positivo

De acordo com o Serasa, os tipos de documentos registrados no Cadastro devem ser os seguintes:

  • Contas de consumo (água, luz, telefone, tv);
  • Contratos;
  • Financiamentos;
  • Empréstimos;
  • Crediários.

As informações que serão armazenadas quanto aos documentos relacionados acima são: as datas de vencimento, datas de pagamento, quantidade de parcelas, valor das parcelas, valores em geral. Mas não serão informados os tipos de produtos e serviços adquiridos.

Além disso, o Serasa esclarece que só terão acesso a tais informações a empresa que esteja analisando o perfil do consumidor para a concessão de crédito naquele momento.

A segurança do Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo não atinge o sigilo bancário e tampouco invade a privacidade dos dados do consumidor.

Saiba mais:Quais contas entram no Cadastro Positivo do SPC e Serasa?

Na eventual hipótese de vazamento de informações sobre a pessoa cadastrada, os responsáveis serão punidos, chegando até possível prisão com pena de 1 a 4 anos e pagamento de multa, de acordo com a Lei Complementar 105 (Sigilo Bancário).

 


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!