Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Comprador que desiste de imóvel pode ter o nome negativado no SPC/Serasa? Entenda


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

SPC/Serasa – Quando o consumidor desiste de comprar um imóvel na planta, por não conseguir pagar o financiamento necessário, por exemplo, acontece o distrato. Entretanto, quando os compradores comunicam o distrato às construtoras, surge a dúvida: ao cancelarem a compra e pararem de pagar as parcelas, o nome do consumidor pode ser negativado no SPC e Serasa? Entenda.

É possível desistir da compra de um imóvel na planta?

Comprador que desiste de imóvel pode ter o nome negativado no SPC e Serasa?
Comprador que desiste de imóvel pode ter o nome negativado no SPC/Serasa?

Como a compra de um imóvel na planta é uma promessa futura, uma vez que o bem imóvel ainda não existe, o consumidor tem o direito de desistir da compra.

Portanto, o distrato é possível, quando observadas as condições do contrato. Itens como: prazo, valor, tempo de restituição e multa.

A desistência da compra de um imóvel pode ser feita até a entrega das chaves. Ela pode acontecer por diversos motivos. Entre eles: desemprego do comprador, atraso na obra, dificuldade em conseguir financiamento, diminuição na renda etc.

Veja também: FGTS poderá ser usado para comprar imóvel para pais e filhos, entenda

Para formalizar a desistência da compra do imóvel, o comprador deve, portanto, manifestar o desinteresse por escrito junto à construtora. Deve fazer isso, antes de parar de pagar as prestações.

Caso a construtora demonstre resistência e ameace colocar o nome do comprador no SPC e Serasa, deve-se procurar auxílio jurídico.

Quais são os prejuízos ao realizar o distrato?

Quando o consumidor opta pela desistência da compra de um imóvel, os valores já investidos deverão ser restituídos de forma imediata. Entretanto, de forma parcial.

Algumas decisões judiciais entendem como correta a devolução entre 85% e 90% dos valores pagos até a desistência.

Veja também: Para financiar imóvel do Minha Casa Minha Vida é preciso limpar o nome? Confira

A Justiça entende como restituição integral dos valores, quando a construtora garante ao comprador que ele possui os requisitos, para, assim, conseguir o financiamento bancário.

No entanto, quando isso não acontece, ou seja, quando o comprador tem o financiamento negado pelo banco, a construtora pode ter que devolver 100% do que foi investido no imóvel.

Veja também: Quem tem CPF negativado no SPC e Serasa pode prestar concurso público? Confira

Em nenhuma das duas situações acima, o consumidor pode ter o nome negativado do SPC/Serasa.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!