Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Dívida com cartão de crédito caduca depois de 5 anos ou fica no SPC/Serasa? Entenda


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Cartão de crédito e SPC/Serasa – Dívidas no cartão de crédito costumam ser um dos principais motivos de endividamento das pessoas. Conforme dados de março de 2019, apontados por pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), um total de 10.076.172 famílias brasileiras estaria endividada. E o cartão de crédito, por sua vez, foi apontado como o principal vilão por 78% das famílias endividadas. Mas a questão é: a dívida no cartão de crédito pode caducar depois de 5 anos ou permanece registrada no órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa?

Dívida com cartão de crédito caduca? Entenda
Dívida com cartão de crédito caduca? Entenda

Uma dívida no cartão de crédito pode deixar de existir?

Muitas pessoas acreditam que depois de 5 anos o débito simplesmente desaparece, mesmo no cartão de crédito.

O termo correto, na verdade, é prescrever, embora, falar que a dívida caducou ficou mais popular.

Quando uma pendência prescreve, quer dizer que ela ultrapassou 5 anos e será retirada das listas de inadimplência em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Entretanto, a dívida continua a existir, não vai constar mais nos cadastros de inadimplentes, mas ainda constará nas empresas onde ela foi contraída.

Assim sendo, mesmo que passados 5 anos e o nome da pessoa não apareça mais no SPC/Serasa, por exemplo, se a pessoa for solicitar um cartão de crédito na mesma empresa em que ficou devendo, certamente, terá seu pedido negado.

Portanto, se um consumidor, com dívida em um banco, for solicitar crédito neste mesmo local cinco anos depois, ele não será aprovado. Porque na base de dados da empresa a dívida ainda vai aparecer.

Dessa forma, podemos afirmar que apesar da dívida do cartão de crédito caducar com 5 anos, ela não deixa de existir. E, eventualmente, a pessoa que fez o débito pode ter algum problema com a empresa em que dívida foi feita.

Leia ainda:Cartão de crédito: cashback com retorno de até 10%; saiba como fazer esta economia

O que fazer para resolver a pendência no cartão de crédito?

A melhor forma de regularizar a situação financeira é procurar a empresa credora e negociar.

Mostrar interesse e boa vontade deixando claro sua realidade financeira, vai permitir que seja traçado um plano de pagamento dentro das suas condições.

Contudo, vale a pena seguir algumas dicas, como essas:

Priorize as dívidas com maiores juros

Se você tem mais de uma dívida, o importante é dar prioridade para as dívidas que têm os maiores juros.

Troque uma dívida cara por uma barata

Nesse caso, sendo possível, uma boa estratégia é tentar pegar um empréstimo com juros mais baixos do que a dívida no cartão de crédito, procurando quitar essa dívida do cartão à vista.

Organize seu o orçamento

Organizar o seu orçamento é fundamental.

Considere a possibilidade de usar um aplicativo ou uma planilha financeira, que permitam organizar gastos e também as receitas.

Corte gastos desnecessários

Enquanto você está com dívidas, por um determinado período, será necessário cortar alguns gastos.

Uma boa ideia é procurar evitar coisas que pode ser consideradas mais supérfluas. No entanto nesse ponto, a reflexão é particular. Veja alguns exemplos:

  • Tv por assinatura;
  • Refeições fora de casa;
  • Reduzir gastos com presentes, roupas e sapatos;
  • Colocar o chuveiro na posição verão no período de calor;
  • Procurar usar mais o transporte público (se possuir carro e tiver o costume de usá-lo para qualquer deslocamento).

Leia ainda:Banco público chinês com subsidiária no Brasil efetua empréstimo para negativados no SPC/Serasa


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!