Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Nubank: pagar com cartão de crédito ou débito? Saiba quando vale a pena usar as diferentes funções


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

O Nubank deu um pontapé inicial em suas atividades oferecendo ao público um cartão de crédito. O “roxinho” sem anuidade fez tanto sucesso entre consumidores, que ajudou a empresa a crescer e passar a oferecer também a NuConta, sua conta digital. Mais tarde, foi a vez do lançamento da função débito no cartão. Hoje, portanto, os clientes da fintech têm muito mais opções. No entanto, alguns clientes ainda se perguntam sobre qual seria o melhor momento para utilização do crédito ou débito. Confira.

Saiba mais:Nubank:vale a pena investir o dinheiro do saque do FGTS na NuConta?

De que maneira funciona o cartão de crédito Nubank?

Nubank: pagar com cartão de crédito ou débito? Saiba quando vale a pena usar as diferentes funções
Nubank: pagar com cartão de crédito ou débito? Saiba quando vale a pena usar as diferentes funções

O cartão de crédito Nubank, assim como qualquer outro cartão da modalidade, opera como se fosse uma espécie de “empréstimo”.

Em outras palavras, a instituição fornece um limite de valor para gastos, que só necessita ser pago no mês seguinte, quando a fatura chegar.

Saiba mais:Nubank:Será que há risco de perder dinheiro guardado na NuConta?Confira.

Como funciona a função débito do cartão Nubank?

Por outro lado, a função débito do cartão Nubank utiliza o saldo existente na NuConta para, desse modo, realizar uma compra desejada.

Ou seja, o valor da compra sai instantaneamente da conta do cliente, como se fosse um saque.

Nesse caso, não é o dinheiro “emprestado” da instituição que está sendo gasto. Na realidade, é o próprio dinheiro do cliente.

Afinal, quando se deve usar o crédito ou o débito? Especialistas dão as dicas

As recomendações de especialistas sobre o uso de cada função são as seguintes:

  • Compras do cotidiano

Recomenda-se que compras do dia a dia, como feira, mercado, farmácia, entre várias outras sejam pagas no débito.

Com isso, é possível manter um controle maior dos gastos, evitando imprevistos e surpresas.

  • Programa de recompensas/pontos

Contudo se porventura o cliente é assinante do Nubank Rewards, por exemplo, pode ser mais interessante usar o crédito, para poder acumular mais pontos e trocar por benefícios.

  • Compras de valor elevado

Coisas como móveis, eletrodomésticos, TVs, computadores, passagens de avião e outras coisas, que costumam ter um valor mais alto podem ser adquiridas com o cartão de crédito.

Caso o bem pretendido seja de valor mais alto e os recursos do usuário não permitam a compra à vista. Considerando a necessidade e utilidade do bem, o cliente poderá se valer do cartão de crédito.

Outrossim como o cartão de crédito permite o parcelamento do valor, sua utilização é recomendável.

  • Assinatura de serviços

A assinatura de determinados serviços, como Netflix, Spotify, HBO Go e outros que trabalham nesse esquema utiliza-se o cartão de crédito.

Netflix e Spotify ainda operam com gift cards também. No entanto, é mais prático e cômodo o uso do cartão.

Escolhendo como gastar com sabedoria

Tanto o crédito quanto o débito do cartão Nubank possuem as suas devidas vantagens e desvantagens.

Afinal, o crédito, quando mal utilizado (em excesso, por exemplo) acaba fazendo o consumidor entrar no rotativo, cujos juros são mais altos.

Saiba mais:Cobrança de tarifa de R$6,50 no Nubank?Entenda os motivos.

Por outro lado, o débito também pode ocasionar problemas, se não for usado corretamente. Sendo assim, a palavra-chave, em ambos os casos é cultivar a inteligência financeira e a moderação.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!