Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Quer cancelar o cartão de crédito? Veja como proceder


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

22 de janeiro – O cartão de crédito para muita gente tornou-se um dos maiores vilões do orçamento. O que deveria ser uma ferramenta para facilitar a realização de compras, acaba se tornando um grande gerador de dívidas com juros altos.

Portanto para fugir dos problemas financeiros e não se afundar ainda mais em dívidas, não raro é possível observar consumidores optando por se desfazerem de seus cartões de crédito.

No entanto esse cancelamento pode se tornar uma operação desgastante para qualquer consumidor. O teste de paciência começa quando o banco ou instituição financeira do cartão cria diversos empecilhos para finalizar uma ação teoricamente simples.

Assim, o que não falta nesse contexto são promoções e vantagens sendo oferecidas, além de outros tantos questionamentos vazios; isso, quando a solicitação acaba por não ser atendida.

Em sendo assim, a pergunta que fica é: como realizar o cancelamento do cartão de crédito? Veja como proceder.

Leia ainda: Saiba como funciona o cartão de crédito consignado

Quer cancelar o cartão de crédito? Veja como proceder
Quer cancelar o cartão de crédito? Veja como proceder

O procedimento para cancelar o cartão de crédito pode variar conforme o motivo

Primeiramente é preciso entender que há o cancelamento do cartão de crédito por ter sido roubado ou extraviado, e claro, por motivos pessoais. Em cada caso o procedimento muda.

Nos casos de roubo ou extravio

O cliente do cartão de crédito deve entrar em contato com a operadora e comunicar o ocorrido.

No caso específico de roubo, a operadora do cartão solicitará o envio do boletim de ocorrência (B.O), e, por segurança, o cartão será cancelado.

Assim, automaticamente será enviado um novo cartão, entretanto, caso o cliente não deseje mais receber o cartão, basta informar à operadora.

Cancelamento por motivos pessoais

Se for solicitar o cancelamento do cartão por motivos pessoais, o ideal é verificar se não tem nenhuma dívida ou parcela a pagar e que ficou para trás.

Vale ressaltar que, mesmo tendo saldo devedor, a solicitação do cancelamento pode ser feita.

Se for possível, quite essas dívidas, espere vencer todas as parcelas ou negocie a transferência delas para um cartão de débito ou carnê. Nestes casos a operadora ao invés de cancelar, irá suspendê-lo.

Dessa forma, não poderá usá-lo enquanto não terminar de pagar as parcelas do acordo que fez, mas também não pagará anuidade, seguro ou quaisquer outros serviços contratados.

Assim que quitar essa dívida não se pode esquecer de solicitar o cancelamento definitivo do cartão.

Cancelar o cartão não significa cancelar a dívida

Nenhuma dívida é cancelada junto com o cartão de crédito.

Mesmo conseguindo cancelar o cartão, tendo ainda dívidas ou parcelas a pagar, saiba que o cancelamento por si só não elimina o dever de pagar o que deve.

Orientações importantes quando for solicitar o cancelamento do cartão de crédito

  • Informe-se sobre quais são os canais abertos pela instituição para tal finalidade, tais como:e-mail, telefone 0800, atendimento presencial, etc.
  • Tenha conhecimento quanto aos procedimentos adotados pela instituição;
  • Exija um comprovante referente à solicitação;
  • Certifique-se de que não tem contas no débito automático do cartão e se tiver, cancele o serviço de débito automático e passe a pagar essas contas por outros meios, como boletos, por exemplo.
  • Se o cartão tiver seguro, certifique-se de que ele também seja cancelado;
  • Fique atento a cobranças de anuidades ou outras tarifas após a solicitação do cancelamento ou bloqueio e caso ocorram, solicite ressarcimento.

Continue lendo: Confira as dicas dos especialistas para aumentar o seu limite do cartão de crédito

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...