Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Cartão de crédito: saiba como não se prejudicar com os juros abusivos


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Considerado uma forma prática e segura de fazer compras, o cartão de crédito é um dos maiores causadores de endividamento de brasileiros. Afinal, com a crise que se instalou no país, muitas pessoas ultrapassaram o valor disponível no orçamento e não conseguiram quitar o valor total da fatura, sucumbindo à bola de neve dos altos juros. Veja como fugir dessa situação!

Cartão de crédito: saiba como não se prejudicar com os juros abusivos
Cartão de crédito: saiba como não se prejudicar com os juros abusivos

Como evitar os juros abusivos do cartão de crédito

Os juros do cartão de crédito podem causar o descontrole financeiro e transformar a dívida em um montante muito superior, caso o cliente não consiga se reorganizar a tempo.

Afinal, para utilizar toda a praticidade do cartão, é preciso arcar com diversas taxas como:

  • Anuidade: cobrada uma vez no ano, pode ser paga de uma vez ou de forma parcelada, é a taxa por utilizar o cartão;
  • Saque: cobrada quando o cliente saca dinheiro através do cartão via canais de atendimento, como caixa eletrônico ou agência;
  • Pagamento de contas: cobrada quando o cartão é utilizado para pagar contas ou boletos;
  • Avaliação emergencial: cobrada quando o consumidor realiza uma compra de valor acima do limite disponível;
  • Segunda via do cartão: caso o cartão seja roubado ou perdido, é cobrado uma taxa pela segunda via, menos quando a perda é por responsabilidade do próprio banco.

Os juros do rotativo são cobrados quando o cliente não paga o valor inteiro da fatura do cartão de crédito.

Além disso, caso o cliente não consiga fazer o pagamento do valor mínimo da fatura, pode ter seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito e ficar com o nome sujo na praça.

Leia ainda: Pagou a fatura do cartão Nubank em duplicidade? Saiba o que fazer

Como manter o nome limpo e não cair nos altos juros do cartão de crédito

Faça uma lista das suas despesas

Através dessa lista será mais fácil ter um controle sobre os gastos e, assim, conseguir manter os pagamentos em ordem.

Pague sempre a fatura total

Ao controlar os gastos, sabendo exatamente quanto precisa ser pago, o consumidor poderá fazer o pagamento total da fatura. Desse modo, não vai precisar arcar com os juros elevados do cartão de crédito.

Não atrase o pagamento

Essa é uma das maneiras mais eficazes de não cair nos altos juros do cartão de crédito. Por isso, o recomendado é manter uma planilha com as datas de pagamento e se organizar para quitá-las todas no dia do vencimento.

O limite do seu cartão não deve ultrapassar 50% do seu salário

Caso o consumidor não se atente a essa recomendação poderá perder o controle em caso de emergência, quando precisará gastar um valor a mais com outros gastos.

Cuidado com as parcelas

Quando for parcelar, é preciso estar atento para que o consumidor não assuma parcelas que elevem o valor total da fatura, além das compras correntes, que pode comprometer mais de 50% do valor disponível do orçamento.

Faça um empréstimo pessoal e troque um juros mais alto por um menor

Caso perceba que não vai conseguir fazer os pagamentos em dia, o mais recomendado é entrar em contato com a instituição financeira e fazer a negociação da dívida.

Outra possibilidade é contratar um empréstimo que possa cobrir o valor total da dívida, por juros menores do que o praticado atualmente pelo rotativo do cartão de crédito.

Leia também: Cartão de crédito universitário ou digital? Veja os comparativos entre as duas opções

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!