Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Cartão de Crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver esse grande problema


O Diário Prime News não tem vínculo com nenhum banco ou instituição financeira. O objetivo do nosso blog é oferecer aos nossos leitores informações úteis, de qualidade e verídicas. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Cartão de crédito – Uma pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil, revelou que 41% dos consumidores que foram vítimas de fraudes, teve o cartão de crédito clonado de março de 2018 até agora. Entre as dificuldades encontradas pelos consumidores lesados, estão as compras feitas pelos  criminosos e o ressarcimento dos valores roubados. Entenda o que fazer para evitar esses problemas.

Como os criminosos fazem a clonagem do cartão de crédito?

Leia também:  Nome realmente fica limpo no SPC/Serasa/SCPC depois de 5 anos de dívida? confira a verdade

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos como TV Online , Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Teve o cartão de crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver o problema. Foto: reprodução
Teve o cartão de crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver o problema. Foto: reprodução
  • Cartão de crédito se tornou alvo dos bandidos

O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada na internet e é aí que mora o perigo: pois o risco dele ser clonado no ambiente virtual é muito maior do que em lojas físicas. Portanto, é preciso ficar atento às seguintes dicas de segurança para evitar a clonagem:

Leia também: Nubank esclarece cancelamentos de cartão de crédito e NuConta; saiba os detalhes

  • Ao comprar em uma loja online, fique atento aos dados que são solicitados: no comércio eletrônico, nunca é pedida a senha do cartão
  • Evite acessar o site do seu banco em computadores públicos, lan house, ou através de conexões wi-fi abertas;
  • Redobre a atenção em lojas pequenas ou desconhecidas. Procure sua reputação no Google;
  • Fique sempre atento à fatura do seu cartão, qualquer cobrança indevida pode ser sinal de fraude.

Como saber se o cartão de crédito foi clonado?

Como dito anteriormente, a clonagem do cartão pode ocorrer nas compras online ou em locais físicos, como caixas eletrônicos e máquinas de cartão. Dessa forma, o primeiro passo para saber se o cartão de crédito foi clonado é a consulta à fatura.

Veja também: 

Indicado para você

O  consumidor atento à fatura do cartão consegue, portanto, identificar todos os gastos vinculados à sua conta. Logo, caso não identifique alguma compra, ele pode estar sendo vítima de uma fraude.

Mas outro indicativo que indica a clonagem é quando o consumidor não consegue usar as senhas do cartão de crédito para fazer compras, mesmo que ela esteja correta.

O que fazer após a clonagem do cartão de crédito?

Ao primeiro sinal que o cartão de crédito foi clonado, o consumidor deve entrar em contato com a instituição financeira para resolver o problema e cancelar o cartão. Em caso de recusa por parte do banco, a vítima pode acionar o Procon.

Veja também: 

Após o cartão bloqueado, é importante ir até uma delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.). Essa não é uma medida obrigatória, mas pode ser um grande aliado na hora de exigir seus direitos.

  • Clone do cartão de crédito é uma falha da operadora do cartão

Vale ressaltar, que a clonagem do cartão de crédito é em princípio, uma falha no serviço realizado pela operadora do cartão.

Dessa forma, ela pode ser responsabilizada pelos danos e prejuízos causados ao consumidor.

Deixe seu comentário em : Cartão de Crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver esse grande problema


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Últimas Publicações
Comentários
Loading...