Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Cartão de Crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver esse grande problema


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Cartão de crédito – Uma pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil, revelou que 41% dos consumidores que foram vítimas de fraudes, teve o cartão de crédito clonado de março de 2018 até agora. Entre as dificuldades encontradas pelos consumidores lesados, estão as compras feitas pelos  criminosos e o ressarcimento dos valores roubados. Entenda o que fazer para evitar esses problemas.

Como os criminosos fazem a clonagem do cartão de crédito?

Leia também:  Nome realmente fica limpo no SPC/Serasa/SCPC depois de 5 anos de dívida? confira a verdade

Teve o cartão de crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver o problema. Foto: reprodução
Teve o cartão de crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver o problema. Foto: reprodução
  • Cartão de crédito se tornou alvo dos bandidos

O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada na internet e é aí que mora o perigo: pois o risco dele ser clonado no ambiente virtual é muito maior do que em lojas físicas. Portanto, é preciso ficar atento às seguintes dicas de segurança para evitar a clonagem:

Leia também: Nubank esclarece cancelamentos de cartão de crédito e NuConta; saiba os detalhes

  • Ao comprar em uma loja online, fique atento aos dados que são solicitados: no comércio eletrônico, nunca é pedida a senha do cartão
  • Evite acessar o site do seu banco em computadores públicos, lan house, ou através de conexões wi-fi abertas;
  • Redobre a atenção em lojas pequenas ou desconhecidas. Procure sua reputação no Google;
  • Fique sempre atento à fatura do seu cartão, qualquer cobrança indevida pode ser sinal de fraude.

Como saber se o cartão de crédito foi clonado?

Como dito anteriormente, a clonagem do cartão pode ocorrer nas compras online ou em locais físicos, como caixas eletrônicos e máquinas de cartão. Dessa forma, o primeiro passo para saber se o cartão de crédito foi clonado é a consulta à fatura.

Veja também: 

O  consumidor atento à fatura do cartão consegue, portanto, identificar todos os gastos vinculados à sua conta. Logo, caso não identifique alguma compra, ele pode estar sendo vítima de uma fraude.

Mas outro indicativo que indica a clonagem é quando o consumidor não consegue usar as senhas do cartão de crédito para fazer compras, mesmo que ela esteja correta.

O que fazer após a clonagem do cartão de crédito?

Ao primeiro sinal que o cartão de crédito foi clonado, o consumidor deve entrar em contato com a instituição financeira para resolver o problema e cancelar o cartão. Em caso de recusa por parte do banco, a vítima pode acionar o Procon.

Veja também: 

Após o cartão bloqueado, é importante ir até uma delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.). Essa não é uma medida obrigatória, mas pode ser um grande aliado na hora de exigir seus direitos.

  • Clone do cartão de crédito é uma falha da operadora do cartão

Vale ressaltar, que a clonagem do cartão de crédito é em princípio, uma falha no serviço realizado pela operadora do cartão.

Dessa forma, ela pode ser responsabilizada pelos danos e prejuízos causados ao consumidor.

Deixe seu comentário em : Cartão de Crédito clonado? Saiba o que fazer para resolver esse grande problema

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!