Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Pente fino: 261 mil benefícios do INSS foram cancelados este ano; saiba mais


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

6 de dezembro – O pente fino nos benefícios da Previdência Social com suspeitas de fraude e irregularidades, já cancelou cerca de 261 mil benefícios neste ano de 2019. A medida ocorreu após a edição da Medida Provisória 871.

Segundo estimativas do INSS, a economia calculada com todos esses cancelamentos é de R$ 336 milhões.

Saiba mais:

Prova de vida no INSS terá de ser agendada por aposentados com mais de 60 anos.

Os motivos do cancelamento dos benefício da Previdência Social

inss-cancelamento-pente-fino
261 mil benefícios do INSS foram cancelados esse ano, após pente fino

Entre as fraudes mais comuns encontradas pelo INSS no pente fino, esteve o recebimento indevido dos benefícios, por parte de servidores públicos.

Segundo o próprio órgão, em aproximadamente 92,5% dos casos com indício de irregularidade, constatou-se realmente o fato.

Saiba mais:

Homens podem receber salário-maternidade do INSS? Veja.

De maneira específica, entre as irregularidades cometidas, destaque para o recebimento indevido do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício trata-se de uma ajuda concedida a idosos e pessoas de baixa renda, que possuam deficiência.

Conforme informações, surpreendentemente, servidores utilizaram documentos e declarações falsas para ganharem o benefício.

Mas as modalidades campeãs de fraudes observadas nesse pente fino, tem a ver com o pagamento de benefícios a pessoas que já morreram ou então com uma renda familiar acima da exigida pela lei. Cerca de 59% dos benefícios cancelados se enquadravam nessas categorias.

Como aconteceu a identificação de fraudes no INSS?

A identificação dessas fraudes foi possível devido ao cruzamento de informações do órgão, com a base de dados de somente 6 estados e o Distrito Federal (DF).

O cruzamento de dados com outros estados da União também já começou. Portanto, outras surpresas poderão surgir pela frente.

A instituição ficou a par do caso de uma beneficiária do Rio de Janeiro que tinha uma renda mensal de R$ 15,8 mil, mas recebia o BPC desde 2012, usando declarações falsas que ocultavam sua renda.

Medidas para o combate à fraude

O INSS tem agido para implementar e reforçar uma série de medidas, para combater as fraudes e irregularidades no recebimento dos benefícios.

Saiba mais:

Saiba como entrar com o pedido de aposentadoria do INSS pela Internet.

Além de uma equipe especialista e experiente no assunto, conta-se também com um Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Fraudes e Irregularidades.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...