Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Tire suas dúvidas: Qual a diferença entre abono e cotas do PIS/Pasep?


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Desde que o Governo Federal liberou o saque às cotas do PIS/Pasep muita gente está confusa.A dúvida é entre as cotas do fundo e o abono salarial anual. Muitos sites tratam os dois como se fossem a mesma coisa. Mas, não são. Para completar a confusão sobre o tema, as datas para o saque também são as mesmas.Entenda a diferença.

Tire suas dúvidas: Qual a diferença entre abono e cotas do PIS/Pasep?
Tire suas dúvidas: Qual a diferença entre abono e cotas do PIS/Pasep?

Cotas do fundo PIS/Pasep

As Cotas são o resultado dos créditos depositados pelo empregador no Fundo PIS/PASEP, entre os anos de 1971 a 04/10/1988.

Portanto, terá direito ao benefício, quem trabalhou nesse período. Trabalhadores de empresa privada tem cota no PIS, enquanto quem atuou em órgão público tem cota no Pasep.

O valor médio das cotas é de 1.400 reais. A ação faz parte da medida provisória que flexibilizou regras de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os valores depositados no programa estão disponíveis para saque uma vez iniciado o calendário de pagamento do abono salarial e dos rendimentos.

Apenas trabalhadores cadastrados até 1988 podem sacar a cota de rendimentos.

Antes da medida implantada pelo governo, só poderia retirar o dinheiro do fundo PIS/Pasep, o trabalhador que se aposentasse ou tivesse completado mais de 60 anos de idade.

Veja ainda: PIS/Pasep: veja o quanto você pode receber agora em 2019

Quando o saque da cota do PIS/Pasep será liberado?

Cada banco liberou um calendário. No caso de trabalhador da iniciativa privada, o PIS será liberado conforme a idade.

Quem trabalhou em empresa privada e tem cota no PIS deve, portanto, fazer o saque pela Caixa.

Confira os calendários clicando aqui.

Abono do PIS/Pasep

Já o abono salarial é uma espécie de décimo quarto salário que é pago ao trabalhador anualmente.

Equivale ao valor máximo de um salário mínimo e pode ser sacado conforme o calendário anual determina. Geralmente, varia conforme o mês de nascimento do trabalhador.

O PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, também criado em 1970. Tem o mesmo objetivo do PIS: integrar empregado e a empresa em que ele trabalha.

O PASEP é o número de inscrição social que servidores públicos civis e militares possuem e que dá direito a benefícios como Seguro Desemprego, Abono Salarial, Fundo de Garantia etc.

O número do PIS pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, no comprovante de inscrição ou no Cartão do Cidadão.

Quem tem direito a sacar o abono salarial?

O trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês, e trabalhou de carteira assinada por, pelo menos, 30 dias em 2018.

Além disso, é necessário que a pessoa esteja inscrita no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Entretanto para verificar se pode fazer o saque, trabalhadores da iniciativa privada podem consultar o site da Caixa. Já para quem é funcionário público, a consulta é pelo site do Banco do Brasil.

Veja como obter informações sobre o PIS/Pasep

Para tirar dúvidas sobre o saque das cotas do PIS, o banco disponibilizou a página www.caixa.gov.br/cotaspis, além do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível na App Store e na Google Play.

Funcionários públicos podem fazer a consulta do Pasep das seguintes formas:

  • no site do Banco do Brasil. Precisa informar número de inscrição no Pasep ou CPF e data de nascimento
  • pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades). Entretanto, precisará informar número de inscrição no Pasep ou CPF e data de nascimento.

Leia mais: Justiça autoriza correção de valores nas contas ativas de 71 a 88 no PIS/Pasep; veja se você pode receber mais


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!