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Saiba tudo sobre o PIS/Pasep: abono salarial, cotas de fundo e como consultar saldo


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O PIS/Pasep é um programa de contribuição social realizada pelas empresas para garantir o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial para trabalhadores de empresas privadas e públicas, respectivamente. Saiba mais sobre cada benefício que o programa oferece e como consultar o saldo de suas contas.

Saiba tudo sobre o PIS/Pasep: abono salarial, cotas de fundo e como consultar saldo
Saiba tudo sobre o PIS/Pasep: abono salarial, cotas de fundo e como consultar saldo

Cotas do fundo PIS/Pasep

As Cotas são o resultado dos créditos depositados pelo empregador no Fundo PIS/PASEP, entre os anos de 1971 a 04/10/1988.

Portanto, terá direito ao benefício, quem trabalhou nesse período. Trabalhadores de empresa privada têm cota no PIS, enquanto quem atuou em órgão público tem cota no Pasep.

O valor médio das cotas é de 1.400 reais. A ação faz parte da medida provisória que flexibilizou regras de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os valores depositados no programa estão disponíveis para saque uma vez iniciado o calendário de pagamento do abono salarial e dos rendimentos.

Apenas trabalhadores cadastrados até 1988 podem sacar a cota de rendimentos.

Antes da medida implantada pelo governo, só poderia retirar o dinheiro do fundo PIS/Pasep, o trabalhador que se aposentasse ou tivesse completado mais de 60 anos de idade.

Veja ainda: Como sacar as cotas do PIS/Pasep estando no exterior? Saiba agora

Quando o saque da cota do PIS/Pasep será liberado?

Cada banco liberou um calendário. No caso de trabalhador da iniciativa privada, o PIS será liberado conforme a idade.

Quem trabalhou em empresa privada e tem cota no PIS deve, portanto, fazer o saque pela Caixa.

Confira os calendários clicando aqui.

Veja como obter informações sobre as cotas do PIS/Pasep

Para tirar dúvidas sobre o saque das cotas do PIS, o banco disponibilizou a página www.caixa.gov.br/cotaspis, além do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível na App Store e na Google Play.

Funcionários públicos podem fazer a consulta do Pasep das seguintes formas:

  • no site do Banco do Brasil. Precisa informar número de inscrição no Pasep ou CPF e data de nascimento
  • pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades). Entretanto, precisará informar número de inscrição no Pasep ou CPF e data de nascimento.

Abono do PIS/Pasep

Já o abono salarial é uma espécie de décimo quarto salário que é pago ao trabalhador anualmente.

Equivale ao valor máximo de um salário mínimo e pode ser sacado conforme o calendário anual determina. Geralmente, varia conforme o mês de nascimento do trabalhador.

O PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, também criado em 1970. Tem o mesmo objetivo do PIS: integrar empregado e a empresa em que ele trabalha.

O PASEP é o número de inscrição social que servidores públicos civis e militares possuem e que dá direito a benefícios como Seguro Desemprego, Abono Salarial, Fundo de Garantia etc.

O número do PIS pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, no comprovante de inscrição ou no Cartão do Cidadão.

Quem tem direito a sacar o abono salarial?

O trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês, e trabalhou de carteira assinada por, pelo menos, 30 dias em 2018.

Além disso, é necessário que a pessoa esteja inscrita no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Entretanto para verificar se pode fazer o saque, trabalhadores da iniciativa privada podem consultar o site da Caixa. Já para quem é funcionário público, a consulta é pelo site do Banco do Brasil.

Como consultar o saldo?

Saber o saldo constante respectivamente na Caixa e no Banco do Brasil, relacionado ao PIS/Pasep, também é simples e pode ser feito pela internet.

Igualmente, mesmo que não tenha a senha cidadão é possível buscar as informações online. Veja como:

Se você não tem a Senha Cidadão:

  1. Acesse o portal clicando aqui;
    Logo após, digite seu CPF ou NIS;
    Depois, clique no botão “Cadastrar Senha”;
    4. Leia o Contrato de Prestação de Serviços do Cidadão e clique no botão “Aceito”;
    5. Preencha os dados solicitados, conforme seu cadastro, e clique em “Confirmar”;
    6. Por fim, cadastre a senha desejada e clique em “Confirmar”.

Se você já tem a Senha Cidadão, veja como proceder:

  1. Primeiramente, acesse o portal da Caixa;
    Em seguida, digite seu CPF ou NIS;
    Clique no botão “Cadastrar Senha”;
    4. Leia o Contrato de Prestação de Serviços do Cidadão e clique no botão “Aceito”;
    5. Logo após, informe a Senha Cidadão e a Senha Internet que deseja cadastrar.

Continue lendo: PIS/Pasep será extinto com a nova reforma tributária? Entenda a proposta discutida


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