Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.
..

..

Pis/Pasep: veja quais são as dúvidas mais frequentes e saiba dos seus direitos


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

04 de dezembro – O recebimento do Pis/Pasep é um direito garantido aos trabalhadores e pode ser pago de formas diferentes: Abono Salarial, saque das cotas do Fundo PIS/Pasep e rendimento sobre essas cotas do fundo. Contudo, isso tudo gera muitas dúvidas nas pessoas e por isso, trouxemos aqui alguns dos principais questionamentos e as devidas respostas.

Leia ainda:PIS/Pasep: quem saca o dinheiro do fundo perde o abono salarial? Confira

Pis/Pasep: veja quais são as dúvidas mais frequentes e saiba dos seus direitos
Pis/Pasep: veja quais são as dúvidas mais frequentes e saiba dos seus direitos

As dúvidas mais frequentes no Pis/Pasep

Quem tem direito ao Pis/Pasep?

O fundo Pis/Pasep é destinado aqueles que trabalharam de carteira assinada até o ano de 1988, mais precisamente, 4 de outubro de 1988 e que ainda não tenha sacado todo o saldo.

O valor no Pis/Pasep rende?

Sim. O valor que está depositado no fundo Pis/Pasep tem um rendimento sobre o montante depositado. A conta PIS/PASEP tem o saldo de cotas verificado ao final do exercício financeiro (30 de junho).

Primeiramente aplica-se o percentual correspondente à distribuição de Reserva para Ajuste de Cotas, se houver. Sobre o saldo acrescido das reservas é aplicado o percentual correspondente à Atualização Monetária.

Finalmente, aplica-se o percentual resultado da soma dos Juros (3%) e do RLA-Resultado Líquido Adicional, se houver. O valor dos Juros mais o RLA corresponde aos Rendimentos que são disponibilizados para saque anualmente.​

Tenho direito ao Pis/Pasep, quando posso sacar?

O Pis/Pasep pode ser sacado em casos em que o beneficiário está:

  • Aposentado;

  • Pode ser utilizado como assistência a portadores de deficiência e ao idoso;

  • Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001(do participante ou dependente);

  • Ter idade a partir de 60 anos.

  • Invalidez (do participante ou dependente) / Reforma militar;

  • Morte do participante;

  • Neoplasia maligna – câncer (do participante ou dependente);

  • SIDA/AIDS (do participante ou dependente);

  • Transferência de militar para a reserva remunerada.

Quem tem direito ao abono salarial?

Para ter direito de receber o abono salarial, é preciso atender a algumas exigências, como por exemplo:

  • Estar cadastrado no Pis/Pasep, através de uma empresa. Não pode ser pessoa física.

  • Precisa ter uma remuneração mensal média de até 2 salários mínimos, durante o ano-base. Este geralmente corresponde ao ano anterior ao pagamento. Sendo assim, quem está recebendo agora em 2019, é referente ao ano de 2018.

  • Para ter direito ao benefício não precisa ter trabalhado durante todo o ano-base, mas o fundo possui um exigência mínima de 30 dias trabalhados.

  • Precisa ter os dados informados pela empresa a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

Tenho direito ao abono salarial e ao Pis/Pasep, qual recebo?

O trabalhador que possuir direito aos dois fundos, irá receber o abono salarial juntamente com os rendimentos do Pis, até que se complete o valor de um salário mínimo.

Entretanto, se o valor do abono salarial for maior que o do rendimento do Pis/Pasep, o trabalhador receberá o valor do abono. Mas, se o valor do rendimento do Pis/Pasep for maior que o do abono, receberá o montante do Pis/Pasep.

Não saquei meu abono em outros anos, posso sacar agora?

Não. Em casos como esse, o dinheiro retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e acaba tendo outros destinos, como por exemplo, o seguro desemprego.

Posso sacar o abono salarial ou Pis/Pasep com o Cartão do Cidadão?

Sim e inclusive essa é a maneira mais rápida de se ter acesso ao benefício. Afinal, apenas precisa se dirigir a um caixa eletrônico, Lotérica ou correspondente da Caixa Econômica Federal.

Não tenho o Cartão do Cidadão, como sacar?

Neste caso precisa comparecer a uma agência da caixa com um documento de identidade em mãos.

Recomendações aos trabalhadores que têm direito ao PIS/Pasep

Certamente, esse é um assunto que gera muitas dúvidas e que tem detalhes técnicos que muitas vezes precisam ser resolvidos diretamente nas agências, ou da Caixa Econômica Federal, para quem recebe o PIS, ou do Banco do Brasil, para quem recebe o Pasep.

PIS (trabalhador de empresa privada):

Pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou ainda, pelo site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), em seguida clique em “Consultar pagamento”.

Além disso, também é possível ser atendido pelo telefone da Caixa: 0800 726 0207

Pasep (servidor público):

Através dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou ainda pelo 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Veja Também: PIS/Pasep: onde o servidor público pode sacar o seu abono salarial?


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...