Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Caixa e BB pagam 1,5 bilhão de PIS/Pasep somente até o dia 28 de junho


O Diário Prime News não tem vínculo com nenhum banco ou instituição financeira. O objetivo do nosso blog é oferecer aos nossos leitores informações úteis, de qualidade e verídicas. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

O PIS/Pasep é um programa do governo pago na Caixa e no Banco do Brasil. Ele beneficia o trabalhador da iniciativa privada e também ao servidor público. É também chamado de abono salarial. Contudo, a despeito de já existir há cinquenta anos são muitos os cidadãos que desconhecem seus direitos. Desde os locais e datas de pagamento, até quem de fato faz jus ao benefício. Agora, no próximo dia 28 de junho, expira um prazo importante. Confira, portanto, mais detalhes sobre isso.

PIS/Pasep: é importante verificar se tem algum direito

Trabalhador deve ficar atento ao Pis/Pasep. Pagamento até 28 de junho
Trabalhador deve ficar atento ao Pis/Pasep. Pagamento até 28 de junho
Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos como TV Online , Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, Forex, em primeira mão.

Para confirmar se faz jus ao abono salarial, o trabalhador pode tomar algumas providências. Caso seja um celetista, e, portanto, trabalhar para empresas privadas, pode entrar no portal do cidadão, um site da Caixa Econômica Federal.

Assim, nesse portal, o cidadão usará o número do PIS, que está presente na CTPS (Carteira de Trabalho); ou ainda no cartão do cidadão que é distribuído pela própria Caixa.

Veja ainda:

Entenda como consultar o PIS/Pasep na Caixa e no Banco do Brasil

Logo em seguida deve cadastrar uma senha, e já estará em condições de ter acesso a todas as informações que precisar sobre o PIS.  Pode repetir o processo várias vezes se for necessário; sempre gratuitamente.

Contudo, para aqueles que trabalham no Estado, os servidores públicos, a consulta é feita no site do Banco do Brasil. Desse modo, de forma simples, se valendo do documento do número do  Pasep ou mesmo do CPF e data de nascimento, terá acesso às informações sobre o benefício.

Pagamento termina em 28 de junho de 2019

O pagamento referente ao PIS/Pasep que é realizado atualmente, diz respeito ao ano-base de 2017. Esses valores estão sendo pago desde o segundo semestre do ano passado (26 de julho de 2018). Mas agora o prazo já está acabando.

São mais de dois milhões de pessoas, que ainda não foram sacar o seu PIS/Pasep. O valor que está disponível para ser sacado chega 1,5 bilhão de reais.

A data limite para o recebimento é 28 de junho de 2019. Dessa maneira, caso o trabalhador não vá à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, conforme a sua situação, até esta data limite, o dinheiro voltará aos cofres do Tesouro.

Condições exigidas para sacar o PIS/Pasep até 28 junho

O trabalhador precisa estar dentro de determinados critérios para poder sacar o PIS/Pasep. Dessa maneira, relacionamos abaixo os itens que precisam ser levados em consideração:

1- Precisa estar inscrito no PIS-Pasep por pelo menos cinco anos;

2- No ano de 2017 precisa ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada se não for servidor público;

3- A média de sua remuneração mensal deve ser de no máximo dois salários mínimos, durante o ano de 2017;

4- Precisa que o empregador (empresa) para quem se trabalhou em 2017, tenha providenciado e entregue ao governo a chamada RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Valor a ser pago ao trabalhador

O valor cheio corresponde a um salário mínimo, que hoje está na casa dos R$ 998,00. Mas desde a instituição da lei Lei 13.134/15, o valor também é pago proporcionalmente aos meses trabalhados no ano base.

Veja também:

PIS/Pasep poderá ser alterado pela Reforma da Previdência? Entenda

Dessa forma considerando a situação, se em 2017 o trabalhador tiver comprovado pelo menos 30 dias trabalhados, deverá receber 1/12 do salário mínimo, ou seja, R$84,00.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Últimas Publicações