Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Saque do FGTS: Caixa dá dicas para trabalhadores não caírem em golpes na internet


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Uma onda de golpes acerca do FGTS está circulando na internet. Um deles fala sobre um suposto pagamento retroativo do fundo no valor de R$ 1.760,00. Ele induz muitas pessoas a clicarem em um link com vírus. Ao mesmo tempo, outro golpe envolve mensagens falsas via WhatsApp.

Mais de 135 mil usuários já foram enganados e clicaram nesses links maliciosos. Por isso, a Caixa Econômica Federal divulgou uma série de dicas para que os trabalhadores não caiam na armadilha dos cibercriminosos.

FGTS: Caixa dá dicas para trabalhadores não caírem em golpes na internet
FGTS: Caixa dá dicas para trabalhadores não caírem em golpes na internet

Confira as dicas da Caixa:

  • Não revele senha ou número do Cartão Cidadão. Alguns criminosos entram em contato com os clientes se passando por funcionários das centrais de cartões de crédito ou do banco para obter informações e aplicar golpes.
  • Não clique em nenhum link em nome da Caixa. O banco não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp. Desconfie se você receber mensagens desse tipo e jamais encaminhe para seus contatos.
  • Não faça pré-cadastro para saque do FGTS. Golpistas têm se passado pela Caixa no WhatsApp. Não responda. Em caso de dúvida, procure os canais oficiais do banco.

A Caixa informou ainda que não envia mensagens, tampouco pede a confirmação de senha e dados pelo WhatsApp, e-mail ou SMS.

Se o trabalhador quiser obter qualquer informação sobre o FGTS, ele deve entrar em contato com o banco através do site, aplicativo oficial, pelo telefone 0800 726 0207 ou em uma de suas agências.

Canais oficiais do banco:

Veja também: Golpes como do FGTS e outros se alastram pela internet; saiba como se proteger

Saiba mais sobre os golpes que envolvem o FGTS

Pagamento retroativo do FGTS e saque pelo WhatsApp

A fraude chama atenção para uma suposta liberação de R$1.760 do FGTS, induzindo o usuário a compartilhar o conteúdo com amigos; o que certamente não deve ser feito.

De acordo com a ESET, empresa de segurança digital, foram registrados pelo menos 135 mil cliques no link contendo o vírus.

Esse golpe é conhecido como “Phishing”  e tem o objetivo de roubar informações pessoas, como senhas, direcionando as pessoas que clicam no link para sites de criminosos.

FGTS: Caixa dá dicas para trabalhadores não caírem em golpes na internet
FGTS: Caixa dá dicas para trabalhadores não caírem em golpes na internet

No outro golpe, mensagens falsas, transmitidas pelo WhatsApp, do tipo: “Deseja sacar todo o seu FGTS?” ou “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?” ao clicar no link, a pessoa é direcionada para um site malicioso.

Desta forma, a pessoa é direcionada para uma pesquisa que faz perguntas sobre o saque do FGTS.

Em seguida, o usuário é incentivado a compartilhar o texto com amigos para então conseguir a liberação do dinheiro do fundo.

Assim, o objetivo é abrir um canal de comunicação direto com os criminosos e levar o internauta a receber futuras notificações no celular com outros golpes.

Falso comunicado da Caixa Econômica

Além desses dois citados acima, há outro golpe circulando em nome da Caixa Econômica.

Nele, um falso comunicado afirma que o banco encontrou duas contas no nome da pessoa e, por isso, o sistema teria unificado os dados e saldos.

Desse modo, ele pede que o usuário clique no ícone que promete exibir o extrato do FGTS para verificar o saldo disponível.

No entanto, ao clicar no link o internauta é direcionado para outra página, onde é solicitado os dados pessoais e senhas.

É preciso ficar atento porque as falsas mensagens também estão sendo espalhadas por e-mail e SMS. A recomendação é que, ao receber, a pessoa exclua imediatamente a mensagem.

Leia também: WhatsApp e até Facebook são usados para golpes do FGTS; entenda mais

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!