Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Prazo de saque do FGTS na Caixa pode diminuir para aquisição de imóvel


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

FGTS – Ter o próprio imóvel é o sonho de boa parte da população brasileira. É uma segurança que se tem com relação a habitação. Além disso, não pagar aluguel pode representar uma economia enorme no orçamento. Quem possui um trabalho com carteira assinada, pode efetuar um saque do FGTS para adquirir a casa própria. Aliás, o prazo de carência para fazer isso pode vir a ser reduzido; Veja:

A diminuição do prazo do saque do FGTS para aquisição de imóvel

FGTS e casa própria
FGTS e casa própria

Conforme foi citado anteriormente, o trabalhador que trabalhar com carteira assinada tem o direito de usar o dinheiro existente em seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para a compra dessa casa ou apartamento.

Contudo, existe um tempo correto para isso, também chamado de prazo de carência. Esse prazo corresponde a cerca de três anos de trabalho e, consequentemente, de depósitos na conta do Fundo de Garantia, antes de poder sacar na conta vinculada na Caixa. 

Todavia, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou recentemente algumas alterações na Lei do FGTS.  O CAS nada mais é do que um grupo dentro do Senado brasileiro que cuida de assuntos sociais, como aquisição de imóveis, benefícios, bolsas e todo tipo de ajuda e assistências que o governo oferece.

O objetivo dessa modificação é facilitar o saque do FGTS para a aquisição de imóveis, diminuindo, significativamente, os prazos para realização dos tais saques.

O projeto de lei  que foi votado no CAS é da autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Outro senador, Jayme Campos (DEM-MT) igualmente apoiou o referido projeto de lei.

No entanto, é importante esclarecer que se trata ainda de um projeto de lei. Ou seja, uma proposta que ainda está sendo analisada e discutida pelos senadores.

Mas já foi vencida uma etapa importante. Caso ela seja realmente aprovada, vai se tornar de fato lei,  e a redução no prazo de carência será concretizada.

A lei do FGTS para compra de imóvel

De acordo com a lei do FGTS citada anteriormente, existem diferentes modalidades de saque dos recursos do fundo. Algumas dessas modalidades demandam um prazo para saque do dinheiro, normalmente de três anos.

Além disso, existem dois outros prazos importantes nesse quesito, que são:

  • Amortização do saldo devedor: 2 anos de carência;
  • Quitação do imóvel:3 anos de carência.

Com a aprovação do projeto de lei PLS 359/2015, todos esses prazos diminuem para somente um ano de carência. Ou seja: o tempo que o trabalhador terá que aguardar para sacar o FGTS para poder comprar ou construir uma casa será menor; isso, se o projeto de lei for aprovado.

O autor da PL acredita que a mudança trará inúmeros benefícios ao trabalhador, além de ajudar a ter mais dinheiro circulando na economia.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!